quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

“OS PODEROSOS FEITOS DE DEUS” (9)




                                                             SALMO 107
                                    Amigo voltemos nossa atenção novamente para o salmo 107 e examinemos ali o que Deus tem para nos ensinar. O verso 4 dá início ao relato das histórias dos Poderosos feitos de Deus em favor dos homens, e se o amigo pode lembrar do esboço dado quando comecei a pregar neste salmo, deve saber que os versos 4 a  9 mostram OS PODEROSOS FEITOS DE DEUS EM FAVOR DOS PEREGRINOS. O Espírito de Deus passa a nos mostrar um pouco do perfil desse grupo de pessoas que aqui intitulo de PEREGRINOS.
                                    Tem milhares de almas assim espalhadas neste mundo e a passagem descreve como pessoas que andam errantes; essas pessoas descobrem que este mundo é um deserto um lugar onde não encontra abrigo seguro nem repouso. Essas pessoas descritas aqui são pessoas que neste mundo perceberam existir um vazio e que nada aqui oferece alegria e felicidade duradoura. São almas errantes. Essas almas lutam arduamente por encontrar felicidade aqui, procuram isso no meio dos amigos, procuram nas riquezas, procuram nos prazeres, procuram em alguma religião e outros meios que possam encontrar aqui neste mundo, mas a cada dia essas almas peregrinas descobrem que tudo é em vão, tudo é inútil, tudo é puramente vaidade e correr atrás do vento conforme o Espírito diz no livro de Eclesiastes.
                                    A bíblia conta um pouco a respeito da vida de Rute. Era uma mulher que havia nascido e criado no pais de Moabe, e ali Rute peregrinou procurando um repouso para sua alma aflita. Procurou no meio dos parentes, no meio de seus amigos, procurou na religião e nos deuses de seus pais, e assim viveu Rute até que foi encontrada pela misericórdia do Deus de Israel.
                                    Vê amigo, como o verso quatro descreve este mundo, como um deserto. A alma cujos olhos são abertos poderá ver que está andando sem rumo, e que além de tudo este deserto mundano causa um verdadeiro tédio e desespero porquanto nada existe neste mundo que possa trazer alívio e descanso para a alma no pecado. O pecador sem salvação está separado de Deus, está completamente longe da glória de Deus, e incapaz de alcançar essa glória. Uma alma aflita assim sente um peso terrível lá dentro. Uma alma longe do Deus vivo e verdadeiro é como uma ave longe do ninho. Tudo em sua frente é escuridade, e assim tudo é incerto, causando um verdadeiro desfalecimento interior.
                                    Penso agora em quantas almas estão assim neste mundo. Quantas pessoas estão confiantes de que neste deserto mundano poderão achar alguma coisa que lhe venha trazer enfim um alívio e paz. Algumas pessoas procuram isso nos bens. Acham que se puderem ter algumas coisas como móveis bonitos em sua casa, ou mesmo um carro novo, encontrarão aquilo que satisfaz. Mas não podem perceber que tudo não passa de ilusão, e que vivendo nessa fantasia, o príncipe deste mundo logo aparece com outra proposta tentadora, aparentemente mais vantajosa, porque esse príncipe sabe que logo a pessoa irá manifestar sua insatisfação com aquilo que obteve. Acontece muito com as mulheres, e elas logo percebem que aquilo que havia enchido seus olhos não preencheu seu coração que continua nas trevas.
                                   


Nenhum comentário: