quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A PACIENCIA DE DEUS (9)




Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 PEDRO 3:9)
A LONGANIMIDADE DE DEUS:
         Caro leitor, a paciência, ou longanimidade de Deus está em plena atividade durante longos anos na história dos homens, mas a história mostra que nações e nações tiveram que enfrentar a ira de Deus. Basta que encaremos o passado, a fim de vermos que milhões e milhões partiram, que reinos e mais reinos foram desfeitos e que terríveis adversários de Deus foram realmente colocados debaixo dos pés do Rei da glória. A paciência de Deus não indica fraqueza de Deus; não indica que Seus juízos não estão sendo executados. O Senhor administra Sua Ira mediante o tempo, porquanto nações e impérios não conseguem prevalecer contra o tempo de Deus. Homens poderosos não passam de meras minhocas diante da cronologia de Jeová, pois o Senhor não envelhece, enquanto pobres e arrogantes pecadores são esmigalhados pela força de alguns segundos do relógio de Deus. Creio que esse assunto está bem explicado e que meus leitores estão entendendo bem o assunto.
         Mas agora é importante mostrar o fato que Deus não está atuando em vão neste mundo. Nesse império de trevas o Senhor faz brilhar a intensa luz do Seu amor pelo Seu povo eleito. É exatamente esse o ensino mais importante que irradia no texto em pauta. O que está acontecendo? Deus tem um povo! Deus tem pecadores que o Filho veio buscá-los e salvá-los de seus pecados. Então, vemos que Deus durante esse tempo de Sua paciência está dominando no meio de Seus inimigos, conforme o decreto de Deus na passagem profética do Salmo 110. Então, a força da atuante graça é incapaz de ser vencida pelos inimigos e todos os poderes que se levantam contra Deus já foram completamente vencidos, derrotados ali na cruz. Vemos que todos os planos eternos de Deus estão sendo executados neste mundo! Vemos que a triunfante obra de salvação está acontecendo durante as centenas de anos no mundo inteiro e que o Senhor está sendo glorificado.
         Então, vamos examinar de perto o texto: “...pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”. Veja bem caro leitor, como Deus direciona Sua misericórdia em favor dos pecadores! Veja bem no texto como a Palavra de Deus é reveladora, pois Deus no texto está comunicando com homens e mulheres no transcorrer desses longos anos. A Palavra de Deus nunca parou de falar, ela sempre foi viva e jamais ficou emudecida. O que homens e mulheres quinhentos ou mais anos atrás puderam ouvir nesse texto é o mesmo que homens e mulheres estão ouvindo agora: “...ele é longânimo para convosco...”. Ora, Deus sempre falou e fala pela autoridade das Escrituras e a fé sempre ouviu: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça...”.     Milhares não conseguem ouvir a Palavra de Deus; milhares estão surdos para a verdade revelada; milhares jamais conseguirão discernir essa voz falada pelo Espírito Santo aos corações. Mas eis que milagres estão acontecendo neste mundo e não há milagre maior do que alguém ouvir a voz de Deus pela Sua Palavra. Homens no pecado fogem como animais espantados, quando ouvem a voz do Senhor. Mas eis que pela atuação desse glorioso evangelho Deus tem aberto ouvidos e milhares passam a ouvir. São essas almas que têm ouvidos para ouvir; são essas almas que sentem verdadeiro deleite pela Palavra. Deus tem feito e está fazendo isso no transcorrer dos anos. Ele tem se posicionado no mundo como o Salvador de pecadores; Ele tem se levantado e se colocado no meio dos mortos e ali chama pecadores da morte para a vida. Tem algo mais extraordinário do que isso? Tem benção maior? Cristo está salvando pecadores ao longo dos longos anos.
         Que paciência do Senhor! Em cada geração Ele chama os Seus escolhidos! E você amigo, um dia foi chamado pelo evangelho verdadeiro?

Nenhum comentário: