domingo, 23 de fevereiro de 2014

A SITUAÇÃO IMUNDA DO PECADOR (3)




Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal” (ISAÍAS 1:16).
             INTRODUÇÃO:
         Caro leitor, já pude nessa introdução conduzir vocês no conhecimento da situação triste da nação de Israel nos dias de Isaías. Essas condições que atraíam o juízo de Deus contra toda nação estava encoberta aos corações deles, mas Deus por meio dos profetas anunciava e denunciava toda maldade travestida de religiosa. Mas preciso avançar um pouco mais nesse cap. tão incrível, a fim de que entendamos melhor o verso 16. É claro que precisamos avaliar tudo à luz daquilo que estamos presenciando em nossos e vendo que os acontecimentos de hoje são comparáveis aos daqueles dias. Ainda tenho mais lições que precisamos refletir acerca da condição de Israel e da nossa condição nestes dias tão maus nos quais vivemos.
         5. Imperceptível condição de miséria: “Desde a planta do pé até à cabeça não nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo” (verso 6). A condição deles era tão deplorável e tão enganosa que nem mesmo eles viam sua própria condição. A miséria deles não era percebida; as dores da alma não eram sentidas, porque satanás dava doses boas de “dipirona”, entregues a eles pelos falsos profetas, a fim de que nada pudessem sentir; tudo era visto à luz daquilo que viam e sentiam, pois viviam dominados pelo sentimentalismo bobo e não podiam usar o raciocínio para investigar tudo. Achavam que conseguiam manobrar Deus, por meio de suas atividades religiosas.
         Caro leitor, veja como todos esses sintomas de Israel manifestam na população brasileira em nossos dias. O que é mais aterrorizante hoje é que os homens e mulheres não veem nem sentem nada de seus pecados. Eles foram vacinados pelo pai da mentira; suas almas estão encobertas pelas vaidades religiosas; estão sentindo que Deus está com eles, que Deus os favorece; que estão ricos e espiritualmente gordos; que suas práticas pecaminosas têm recebido santa unção e que Deus tem suas mãos estendidas para lhes fortalecer ainda mais. Não há pecadores mais; não há homens e mulheres sentindo dores do pecado; nada veem do merecimento da condenação eterna, porque essa linguagem não exerce nada de influência para levar-lhes ao temor.
         6. Punição geral antecipada: “A vossa terra está assolada, as vossas cidades, consumidas pelo fogo; a vossa lavoura os estranhos devoram em vossas presença; e a terra se acha devastada como numa subversão”. (verso 7) Eis aí caro leitor os sinais claros da visitação da punição de Deus contra Seu povo. Deus havia retirado Sua mão de bênção sobre a terra onde manava leite e mel, porque agora da terra santa manava maldades e malícias. Como Deus mostrava Seu castigo? Ele de forma antecipada mostrava o que iria acontecer, pois viriam inimigos para destruir Jerusalém e por fogo nas cidades, roubar toda plantação e trazer assolação sobre toda terra de Israel. O texto lido mostra uma situação no futuro e essas coisas vieram a acontecer nos dias do profetas Jeremias (leia o livro de Lamentações).
         Meu caro amigo, porventura o Senhor mudou? Ele é o mesmo. Em toda história da raça vemos como Deus se utiliza do que Ele bem quiser para trazer castigo sobre um povo que rejeita Sua Palavra. Seca, fome, sede, terroristas, pestes, misérias e mortandades são alguns desses instrumentos que Deus utiliza, a fim de trazer vingança contra um povo rebelde à verdade. Tudo está à Sua inteira disposição como exércitos Dele, a fim de vindicar Sua santidade e mostrar a glória do Seu Nome em toda terra. O que está acontecendo em nossos dias? Será o que Senhor se afastou? Está distante? Está ignorando a situação? Perdeu o controle do reino? Não! Jamais! “Reina o Senhor!”. Só tem uma coisa só que pode afastar o juízo que está sendo mandado sobre essa geração corrompida: Sua compaixão. Por essa razão o evangelho está sendo pregado, para que o favor do Senhor volte em forma compassiva por este povo.

Nenhum comentário: