quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O QUE ESTÁS ACUMULANDO? (9)




Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus” (Romanos 2:5).
  OS DOIS TERRÍVEIS PECADOS:
         Caro leitor, o coração duro e obstinado contra Deus é revelado pelo orgulho, pelo desejo de viver como quer, de andar sozinho, como ovelha sem pastor. É também uma atitude individual e o homem já é assim desde quando é gerado, desde o útero (Salmo 58:3). Essa verdade deve ser pregada incessantemente em nossos dias, pois vivemos numa época de terrível orgulho religioso e os homens trabalham continuamente, a fim de que predomine o humanismo e de que o ser humano é o bem precioso e o alvo de tudo. Já vivemos nos dias quando a ênfase é essa, com a necessidade do homem em relevância e Deus tem sido posto como um serviçal, como alguém que existe para envidar recursos materiais e psicológicos para os homens.
         Mas eis que a luz da doutrina da depravação aparece exatamente nesse simples e ignorado verso de Romanos 2:5. Enquanto olharmos o homem por fora, certamente estaremos negando a Deus. Quero levar meus leitores a uma passagem de incrível importância para o entendimento desse assunto. Está em Isaías 40. É ali que Deus começa a desvendar as grandes maravilhas da salvação que Ele anuncia aos povos. Para fazer isso a glória Dele deve surgir e quando surge a glória dessa tão grande salvação e desse perfeito e poderoso Salvador, certamente o homem é colocado na posição que deve estar. Naquele cap. vemos Deus anunciando a chegada dessa salvação aos povos: “E a glória do Senhor se manifestará, e toda a humanidade juntamente a verá, pois foi a boca do Senhor que o disse” (40:5). Note bem, caro leitor que brilha a luz dessa tão grande salvação e que essa luz é a glória de Cristo. Veja como está em pleno acordo com o que Paulo diz em 2 Coríntios 4:4: “...a luz do evangelho da glória de Cristo...”.
         E os homens? Em que posição são colocados? Será que são vistos por Deus como hoje está sendo proclamado? Não! Eis o que diz o verso 6: “Diz uma voz: Clama. E eu disse: Que hei de clamar? Todos os homens são como a erva e toda a sua beleza como as flores do campo”. Caro leitor, para mim não há um verso que mostre a triste condição do homem no pecado como esse. Eis aí a pregação que glorifica a Deus, pois onde Deus é exaltado, o homem inevitavelmente será humilhado. Sempre foi assim e até parece aos nossos sentimentos vaidosos que está havendo injustiça. Mas, quanto engano! Quando Deus é exaltado e entronizado pelo verdadeiro evangelho, não há dúvida que os homens são realmente humilhados, mas é exatamente isso o que deve acontecer; é disso que os homens realmente necessitam. Quando os homens são exaltados e colocados em proeminência, certamente o Senhor não está presente. É Satanás quem se manifesta e realiza seus shows religiosos.
         Caro leitor, quem disse que Deus precisa do homem? O humanismo oco e profano anuncia isso direta e indiretamente. Mas, o que é o homem para Deus? Nada, ou menos do que nada! O humanismo só traz desgraça! O humanismo é uma luz acesa pelos poderes das trevas! O humanismo não passa de ser as lisonjas do pai da mentira, a fim de manter os homens entretidos nessa zona de engano e ludíbrio. Vejo o quanto os homens modernos fogem do confronto com a doutrina, que revela a condição tão depravada, maliciosa e pervertida de seus corações. Eles não querem isso, justamente porque é humilhante. Mas o evangelho surge para mostrar que os homens são exatamente aquilo que é dito a respeito deles pelo próprio Deus. Que eles não passam de ervas frágeis. Os homens acham que a felicidade vem quando estão sendo elevados; não percebem que estão sendo erguidos na vaidade do pecado, a fim de que pela morte sejam atirados para o abismo. O evangelho humilha, mas tem como meta mostrar que Cristo eleva aquele que se humilha.

Nenhum comentário: