segunda-feira, 1 de agosto de 2011

CAMINHO SÓ PARA OS SÁBIOS (7) Conhecendo o caminho "Para o sábio há o caminho..."



Para o sábio há o caminho que da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno em baixo” (Provérbios 15:24)
CONHECENDO O CAMINHO DO SÁBIO: “Para o sábio há o caminho da vida...”
             Prezado leitor, que visão gloriosa o evangelho nos dá neste verso! Que livro impressionante é a Palavra de Deus, justamente porque Sua comunicação é clara em mostrar o que significa o viver do crente. Para Deus ser sábio significa ter o temor obediente a Ele. A bíblia inteira nos conduz nessa verdade. Notemos como são chamados os verdadeiros crentes em 1Pedro 1:14: “Como filhos da obediência...”. Quando Deus transforma um coração rebelde, a pessoa deixa de ser filho da desobediência e passa agora a mostrar um coração temente, voluntário em caminhar pelo caminho santo. Deus prometeu fazer isso em seu gracioso trabalho em transformar indivíduos: “E lhes darei um só coração, e um só caminho, para que me temam para sempre...” (Jeremias 32:39). Não há lugar nas Escrituras para um viver cristão dúbio, rebelde contra a verdade revelada, que ama e segue o padrão mundano e ainda insiste ser salvo, com direito a entrar no reino eterno de glória.
             Vamos dar continuidade no exame desse maravilhoso e oportuno verso. Notemos bem que no caminho do sábio Deus lhe concedeu a visão do caminho certo: “...há o caminho...”. Veja como o artigo define o caminho: “... há o caminho...”, não é algo incerto, inseguro. No pecado o homem vive atirado por vários caminhos perigosos que levam à destruição, o salvo, porém é guiado pelo caminho certo, o caminho seguro para o céu. Notemos a singularidade do viver cristão, porquanto não há incertezas. A fé é algo maravilhosamente seguro; o salvo sabe onde está firmado, conhece quem o guia e vive embasada do amor que lhe cerca. Quem conheceu a misericordiosa salvação em Cristo está plenamente convicto para onde vai, porque o caminho para céu, não obstante as lutas, provações e desafios é um caminho iluminado pela graça.
             É óbvio que a verdadeira fé não é leviana; não é uma segurança carnal. A fé não exerce autoridade sobre Deus, mas submete-se à verdade revelada e segue subordinada às ordens do Rei. No coração convicto há temor, respeito, reverência e aquiescência às Escrituras. No coração transformado há prazer pelo santo caminho e luta contra a natureza carnal que milita em seu corpo contra a verdadeira santidade. Milhares brincam com uma certeza de salvação que Deus não lhes deu; cercaram-se de uma segurança perigosa que o Espírito Santo não registrou em seus corações; o caminho pelo qual eles transitam não tem guerra contra o mal. Milhares hoje acham que o caminho para o céu é suave e sem quaisquer dificuldades; acha que vão chegar lá confiantes numa fé que veio deles mesmo, não a fé dada aos santos (Judas 3). Outros estão confiantes nas suas atividades carnais, porque desesperadamente agarram em suas justiças, crêem que qualquer tropeço fará perder a graça. Deus para tais pessoas não passa de um ditador que hoje está satisfeito, mas amanhã estará com sua face iracunda voltada contra elas.
             Amigo leitor, o texto em Provérbios fala a respeito do caminho pelo qual anda o sábio; o caminho daquele que um dia experimentou o abraço de perdão; que lançou fora sua imunda justiça foi lavado pelo sangue e vestiu-se com a límpida veste branca da perfeita justiça de Cristo. Esse é o caminho pelo qual Cristo andou e consagrou para que Seus santos pudessem trilhar. Percebe-se como andam os verdadeiros crentes; percebe-se o modo como amam a Cristo; como fogem das paixões mundanas; como transmitem justiça no falar, no trabalhar e em todos os relacionamentos. O caminho pelo qual anda o sábio é marcado por fidelidade, segurança, adoração e perseverança na fé que o Espírito Santo imprimiu em seu peito.
             Amigo, por qual caminho você anda? Seu modo de viver transmite sabedoria bíblica? Seu modo de vida mostra que você anda com Deus, cheio da verdade revelada?

Nenhum comentário: