quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CAMINHO SÓ PARA OS SÁBIOS (19) espírito de discernimento "a fim de evitar o inferno embaixo"



Para o sábio há o caminho que da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno em baixo” (Provérbios 15:24)
HÁ UM ESPÍRITO DE DISCERNIMENTO: “... a fim de evitar o inferno em baixo...”
         Amado leitor, finalizo os comentários em torno deste assunto tão importante desse verso. Claramente o texto nos mostra a grandeza e a glória desse evangelho que realmente salva, que arranca o homem da condenação e que o transporta para o alto. O Salvador afirma que Ele veio buscar e salvar o perdido (Lucas 19:10) e em Gálatas Paulo afirma que o propósito da vinda do Senhor foi arrancar os salvos pela raiz deste mundo perverso (Gálatas 1:6 versão corrigida).
         Mas não posso deixar em branco uma consideração a mais no texto em pauta. Percebe-se que na alma convertida habita o temor de Deus, porquanto, somente o temor do Senhor pode induzir o homem a fugir dos terrores eternos. Algumas pessoas sentem aterrorizadas quando ouvem a respeito dos perigos da morte eterna, especialmente quando são assediadas por sofrimentos. Mas isso não significa que a alma tem o temor do Senhor. Faraó tinha medo das pragas e mostrava arrependimento enquanto sentia os açoites fustigando sua vida e tirando-lhe todo conforto. Mas quando passava a nuvem negra do sofrimento imediatamente postava-se como uma cobra venenosa pronta para dar a picada mortal. Muitos fogem do fogo como víbora e querem se esconder dos perigos, mas voltam à normalidade com seus corações endurecidos, assim que cessa a tormenta.
         Mas o texto apresenta a fé que vê o invisível, a mesma fé que habitou no coração de Moisés. O temor ao Deus de seus pais fez com que Moisés perdesse o medo de Faraó. Seu temor ao Senhor mobilizou seu coração à obediência. Moisés era súdito do Deus invisível, não de homens mortais; ele sabia bem que um dia deixaria para trás toda essa pompa de luxo e prazeres achados no Egito mundano. A fé que mobilizou Moisés contemplava algo eterno, um galardão infinitamente superior. Para ele a decisão sábia era sofrer com o povo de Deus neste mundo e ter a liderança do Senhor lhe guiando rumo ao lar eterno.
         Amigo leitor, o evangelho bíblico muda o coração. Enquanto vive na escuridão o coração do homem é dominado pelo orgulho, seu deus é ele mesmo. No pecado não há como viver uma vida piedosa, cheia de gratidão e ações de graças. No pecado o homem desafia a Deus em cada passo que dá; ele vive rompendo as barreiras com sua incredulidade, porque quer trilhar um caminho livre de submissão e adoração a Deus. No pecado o homem mostra seu desdém e desprezo ao Senhor por meio de seus lábios profanadores e lisonjeadores; prova seu viver obstinado pelos caminhos por onde anda e como utiliza os membros do seu corpo à serviço do pecado.
         O homem salvo é diferente, porquanto ao conhecer a salvação em Cristo ele rompeu as alianças com seu ego e com todos os direitos exigidos de uma vida feliz neste mundo. A alma convertida não quer andar mais sozinha, por isso agarra-se ao Senhor e abriga-se Nele tendo-O como seu refúgio, abrigo e segurança. O homem salvo consegue ver que não passa de uma ovelha no meio de ferozes lobos; é como uma gazela sob a espreita de leões famigerados. A alma convertida percebe que no pecado estava sendo usada para os ideais mundanos e mentirosos de satanás, por isso agora se rende ao Senhor Jesus como servo Dele; passa agora a ser um súdito do Rei da glória.        
         Amigo leitor avalie sua vida à luz daquilo que temos visto e aprendido em Provérbios 15:24. Você foi salvo um dia? Foi achado pela misericórdia do Senhor? Foi um dia lavado e purificado pelo sangue do Cordeiro de Deus? Habita em seu coração a paz com Deus e, com efeito, a plena certeza da glória? Sua maneira de viver é pautada no santo temor ao Senhor, temor que lhe leva a ser piedoso e obediente ao Senhor, conforme os padrões da Bíblia?
.

Nenhum comentário: