terça-feira, 9 de agosto de 2011

CAMINHO SÓ PARA OS SÁBIOS (13) espírito de discernimento "... a fim de evitar o inferno em baixo"



Para o sábio há o caminho que da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno em baixo” (Provérbios 15:24)
HÁ UM ESPÍRITO DE DISCERNIMENTO: “... a fim de evitar o inferno em baixo...”
             Caro leitor, meu trabalho hoje consiste em mostrar as maravilhas do evangelho na frase: “...a fim de evitar o inferno em baixo”. Creio que na investigação desse verso até aqui pudemos ver a unidade da mensagem do evangelho. A mensagem é a mesma, tanto no velho quanto no Novo Testamento. Com essa verdade em mente estejamos certos da impossibilidade de alterar a mensagem para os gostos e opiniões humanas. Não busquemos a luz mundana para a compreensão dessas maravilhas, porquanto a luz da glória brilha intensa e continuamente sobre toda extensão dessa verdade que liberta. A glória do Senhor pousa sobre essas maravilhas da graça e o mesmo Senhor protege a pureza daquilo que Ele tem revelado aos homens.
             Imediatamente podemos perceber na frase: “...a fim de evitar o inferno em baixo” que há no sábio um incrível discernimento acerca dos perigos eternos. Creio que é de muitíssima importância que eu ressalte essa verdade, porquanto quase nada tem sido pregado a respeito dos juízos de Deus em nossos dias. É óbvio que o deslumbrante evangelho moderno, tão jeitosamente adaptado aos gostos da população tem retirado essa mensagem que tanto destaca o juízo vindouro: “... a fim de evitar o inferno em baixo”. Os mestres religiosos procuram apagar todo vestígio de punição, terror e castigo merecido, porque, segundo eles é algo contraproducente, não ajuda o povo e destrói a auto-estima dos ouvintes.  
             Mas o fato é que a nossa natureza adâmica, tão soberba e voltada para seus desejos egoístas odeia essa idéia de punição eterna. Somos tremendamente idólatras no coração, por isso mentalizamos um deus diferente. Pegamos o pincel e buscamos as cores bíblicas que mais nos agradam em nossos pontos de vistas religiosos, e assim pintamos na tela do coração nosso deus ideal, e dizemos: “Eis aí o meu Jesus, o meu deus!”.  Mormente buscamos um deus de amor, um deus que agrada nosso ego, que favorece nossa opinião e que jamais nos recriminará em nossos procedimentos errados.
             Caro leitor, você conhece o que significa as reações da nossa natureza contra a verdade revelada. Posso falar a respeito dessas coisas, porque eu sou um pecador igual a qualquer pessoa neste mundo; sei o quanto a autoridade bíblica fere meu orgulho e põe no pó toda minha vaidade. Também tenho enfrentado terríveis oposições em meu ministério, porque tenho pregado acerca de um Deus de amor e de terror. A opinião pública acerca de Deus quer cortar a mensagem pelo meio e ficar com a fatia do amor, e quando pregadores fazem isso, certamente eles lixam e envernizam o tema do amor de Deus com os gostos e opiniões particulares.
             Porém, não há possibilidade de adaptar a mensagem do evangelho aos gostos da multidão sem que o mensageiro se torne infiel. Paulo diz aos Coríntios que Deus requer de Seus despenseiros sejam achados fieis (1Coríntios 4:2). A mensagem a ser pregada é vinda de Deus para os homens, do céu para a terra. A mensagem é de um Deus de amor e de terror! É de um Deus de misericórdia, mas que ao mesmo tempo está operando justiça e juízo na terra (Jeremias 9:24). Em nada essa mensagem é confortável para o homem velho, caído em Adão, rebelde e culpado desde a queda (Romanos 5:12). O Deus da bíblia não amaina a culpa de ninguém, nem é atraído pelos favores dos homens. Ele é Deus e continuará sendo Deus de eternidade a eternidade (Salmo 90:2).
             Amigo leitor, que segurança a alma tem quando humildemente assenta-se aos pés do Senhor para ouvir a verdade revelada! Os que fogem da luz são aqueles que estão correndo do amor de Deus. Porém, ninguém escapa de Cristo, porque se foge do amor Dele há de enfrentar o juízo daquele que foi apontado pelo Pai para ser o Juiz.

Nenhum comentário: