terça-feira, 2 de agosto de 2011

CAMINHO SÓ PARA OS SÁBIOS (8) Conhecendo o caminho "Para o sábio há o caminho da vida..."



Para o sábio há o caminho que da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno em baixo” (Provérbios 15:24)
CONHECENDO O CAMINHO DO SÁBIO: “Para o sábio há o caminho da vida...”
             Prezado leitor, que seja nosso prazer conhecer o caminho pelo qual percorre o justo, o caminho estreito que conduz ao céu. Na meditação anterior pude mostrar a singularidade desse caminho, porque o artigo define ser um exclusivo caminho. Vimos que somente o sábio pode avistar tal caminho. Para o mundano, o caminho que leva ao céu não é apreciado. O homem no pecado odeia o caminho para o céu, porque não quer nem pode ir para lá. Para os corações corrompidos é loucura andar por um caminho de santidade, pureza e amor. Os homens no pecado têm imenso prazer no caminho largo, porque ao longo da jornada rumo ao abismo satanás coloca suas mesas repletas de iguarias da carne. O caminho mundano é mui convidativo à carne; o caminho para o inferno vai se aquecendo gradativamente e faz ferver as emoções da alegria banal que esconde os perigos da sorrateira morte.
             Prosseguindo, vemos que há um glorioso fato nesse caminho pelo qual anda o sábio: “...caminho da vida...”. Como o mundo vive na miséria! Como satanás mantém os homens iludidos e enfeitiçados com as ilusões momentâneas! O tempo se encarrega de notificar aos homens como tudo aqui é rasgado pela dor, pela morte e pela assombrosa eternidade de terror! A bíblia vem notificar aos homens que o caminho da vida vai para cima, enquanto satanás grita às multidões que o caminho da vida é para baixo. O príncipe deste mundo faz as multidões olhar para as luzes de uma esperança oca, de um mundo melhor.
             Amigo leitor, que diferença o homem sábio apresenta em seu viver! Ele passa a ver a verdade de que o mundo passa com suas paixões (1João 2:16). O que antes parecia ser vida, agora é visto como peso e embaraço (Hebreus 12:1). O sábio considera os lucros terrenos como utilidades transitórias à serviço dos santos em sua jornada até às portas da Nova Jerusalém. Os santos querem se desprender desses embaraços terrenos e eles são lançados para trás quando a morte chega. Abraão disse adeus para todos os seus bens acumulados, assim que avistou a cidade construída por Cristo no céu. Os homens mundanos não sabem que os bens acumulados servem de peso para a queda no abismo eterno! Não sabem que a felicidade será de repente transformada em eterno pranto; que a luz momentânea deste mundo será apagada para os horrores das trevas eternais!
             Querido amigo, qual é o caminho pelo qual você está andando rumo à eternidade? Não há uma pessoa sequer que esteja parada; todos andam ou para cima ou para baixo. A sabedoria de Deus mediante o conhecimento da verdade foi encravada em seu coração? Há prazer em seu coração em prosseguir perseverantemente rumo ao céu? A graça de Deus veio para aprumar seus pés no caminho da justiça e habilitar sua alma a tomar o caminho que somente santos de Deus tomam? A esperança da glória é o ensejo de sua alma? A firme convicção da redenção da cruz lhe faz humilde e resignado para andar na dependência de Deus?
             A verdade do evangelho proclama que somente Deus pode atrair o homem para Si. Quando Deus chama o pecador pela mensagem do evangelho, infalivelmente a alma passa a andar para cima. A natureza carnal é como chumbo que afunda na profundeza; o homem no pecado sente forte atração pelo caminho largo. Por isso venho trazer aos meus leitores a luz da verdade; venho mostrar o rumo certo e seguro para o céu; venho despertar almas iludidas, para que elas vejam os perigos infernais que lhe empurram para o sofrimento eterno. Acorde ó alma! Sinta os fincões da lei em sua consciência! Veja o quanto merece os terrores do juízo divino! Aproveite, ó alma, a bondade, ternura e compaixão de Cristo! O convite Dele continua, Ele não dorme em Seu convite aos pecadores! Aproveite o tempo agora para sua salvação!
            

Nenhum comentário: