segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CAMINHO SÓ PARA OS SÁBIOS (17) espírito de discernimento "...a fim de evitar o inferno embaixo"



Para o sábio há o caminho que da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno em baixo” (Provérbios 15:24)
HÁ UM ESPÍRITO DE DISCERNIMENTO: “... a fim de evitar o inferno em baixo...”
             Prezado leitor prossigamos em conhecer esse espírito de discernimento visto no convertido, porquanto Deus é conhecido como um Deus que julga e pune o culpado. Pudemos ver que essa mensagem de juízo é constante em toda extensão do Velho Testamento; em plena escuridão da lei é que desponta o brilho da misericórdia. Pregar um evangelho desprovido da verdade de um Deus que age neste mundo com juízo, justiça e misericórdia, simplesmente é pregar outro evangelho. Falar apenas de um Deus de amor é publicar uma inverdade; é anunciar um evangelho falsificado e atraente ao orgulho humano.
             Caro leitor avancemos um pouco mais; consideremos a mensagem pregada no Novo Testamento, porquanto a voz dos arautos da cruz não mudou sua tonalidade. João Batista avançava com uma mensagem de arrependimento, deixando perplexa toda Jerusalém e vizinhança. Ninguém era poupado, ninguém ouvia uma mensagem melosa e satisfatória aos seus desejos carnais. Suas mensagens enchiam os corações dos homens dos terrores de Deus: “...Raça de víboras, quem vos ensina a fugir da ira vindoura?” (Lucas 3:7). Sua mensagem anulava toda confiança na religiosidade carnal deles: “...”Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos por pai a Abraão...” (Lucas 3:8). Sua mensagem era uma ordem do céu para que os homens corressem em busca de um novo coração, porque sua mensagem mostrava a chegada iminente do juízo de Deus: “Também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo” (Lucas 3:9).
             Por acaso foi diferente a mensagem pronunciada pelo Senhor Jesus? Jamais! Suas palavras certamente eram cheias de amor e de compaixão, mas elas eram caracterizadas especialmente pela glória de Deus. Suas palavras provocavam o ódio dos ouvintes, porque em eles ouviam sobre a respeito da culpa deles e de que haveriam de enfrentar o juízo de Deus, por causa do orgulho que os mantinha resistindo a verdade (João 5 e 6).
             Os apóstolos também não abrandaram a mensagem ao povo. Milhares de homens e mulheres conheceram o arrependimento e o temor do Senhor depois da mensagem de Pedro no dia de Pentecostes (Atos 2). Mas a multidão ficou ciente e consciente da culpa que pesava sobre suas cabeças. Claramente a mensagem pregada levou aquele povo à humilhação perante Deus. Paulo perante o rei Agripa disse que a mensagem que pregava aos judeus e gentios era “... que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento(Atos 26:20).
             Amigo leitor estou certo que você pode perceber a unidade da mensagem do evangelho em toda Escritura. A mensagem leva o homem do conhecimento do juízo para o conhecimento da misericórdia. A mensagem do evangelho primeiramente humilha, para depois elevar o homem à salvação gloriosa e bendita conquistada na cruz. É conhecendo esses terrores de Deus que o homem foge em direção aos braços de amor do Senhor, como uma criança assustada corre em busca da proteção do seu pai. Portanto, o convertido foge dos terrores de Deus! A alma convertida corre dos perigos que lhe cercam; sabe que não há outro abrigo permanente e seguro, fora da cruz! Sabe que não tem como escapar da fúria do Todo Poderoso, a não ser buscando a purificação no sangue remidor! A mensagem é urgente aos perdidos! A mensagem proclama que a alma descuidada está cercada do perigo grande e grave! A mensagem do evangelho revela que Cristo é o perfeito esconderijo do Altíssimo! È para esse lugar que a ovelhinha perdida encontra segurança eterna!

Nenhum comentário: