quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SOBERANIA DE DEUS NA SALVAÇÃO (4) a necessidade da soberania "ninguém pode vir..."



Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:44).
         A NECESSIDADE DA SOBERANIA “Ninguém pode vir a mim...”
         Prezado leitor tendo dado as considerações gerais em torno do cap. 6 e do texto em pauta, nosso trabalho agora consiste em examinar esse verso tão revestido dos tesouros do evangelho da graça. Aproximemos desse verso com nossos corações trêmulos perante o Deus que se revelou a nós pecadores. Lembremos bem que qualquer atitude de revolta contra o Deus de toda misericórdia acarretará em sério prejuízo para ao nosso viver. Estamos lidando com os tesouros de Deus escondidos em Cristo, com Suas profundas revelações entregues àqueles que O buscam de todo coração.
         Três lições despontam perante nossos olhos e a primeira é que a soberania de Deus na salvação é absolutamente necessária. A frase: “Ninguém pode vir a mim... explica essa necessidade. Na segunda lição sobressai o poder atuante de Deus: “... se o Pai que me enviou não o trouxer...”. Ora, essa lição aparece revestida de real importância, porquanto é justamente aqui que brilha o sol da misericórdia e toda fumaça do orgulho humano é desfeita. E na terceira lição aparece a salvação como ela realmente é quando é vinda das Mãos soberanas: “...e eu o ressuscitarei no último dia”.
         Notemos bem que a salvação bíblica começa com Deus, continua com Deus e terá sua apresentação gloriosa na eternidade com Deus. Percebe-se que nada tem do homem, porquanto não passa de um morto. Na salvação dos perdidos é Deus quem aparece para mexer com os defuntos espirituais. Ele não vem para embalsamar esses defuntos, como faziam os antigos egípcios, Ele aparece para dar-lhes vida, arrancar das mãos, dos pés, da boca, dos olhos todo domínio da morte. Quão grandiosa é essa salvação, porquanto ela abarca o passado, o presente e o futuro; ela anula a pena, o poder e as conseqüências futuras do pecado na eternidade. A salvação bíblica faz do culpado um inocente; faz do escravo alguém liberto; e anula completamente o poder da morte eterna que domina o indivíduo.
         Permita-me que eu analise um pouco mais esse insofismável evangelho da glória de Cristo à luz daquilo que está sendo tão apregoado em nossos dias. A mensagem que Cristo transmite em João 6:44 faz com que os pecadores sintam o peso atroz de suas culpas e se lancem ao pó, ao desespero, a fim de que apelem única e exclusivamente ao Deus de toda misericórdia. O evangelho moderno desconhece esse elemento de humilhação, porque faz que o homem seja também co-participante da obra salvadora. O evangelho moderno é revestido da justiça humana, porquanto desconhece o Deus de toda misericórdia, o qual afirma que é livre para agir com compaixão com quem Ele quiser (Romanos 9:15).
         Vejamos também, que o ensino do nosso Senhor mostra a atuação exclusiva de Deus. O Pai e o Filho aparecem juntos atuando na nova criação. Há um absoluto silêncio no meio dos homens, em virtude do horrível trabalho da morte como resultado do pecado. O efeito foi dramático, paralisante, destruidor e aterrorizante. Quando os homens se levantam é para pecar, ofender a Deus e afrontar Seu reino de amor e de bondade. O Senhor Jesus está enfrentando essa horrível hostilidade da parte de uma multidão considerada religiosa, mas pronta para apedrejar o gracioso Senhor da glória.
         Querido amigo, essas verdades chegam e anulam nossa falsa alegria; rasga como papel a falsa paz; queima por completo o falso culto e lança por terra toda obra feita na carne. O momento agora é de temor e tremor perante o Rei da glória, Autor de uma tão grande salvação! O que os homem podem oferecer a Ele? O que Ele quer? Ah sim! “Rendei graças ao Senhor por Sua bondade e por Suas maravilhas para com os filhos dos homens!” (Salmo 107:1)  

Nenhum comentário: