sábado, 13 de agosto de 2011

O ANJO DE JEOVÁ



“Disse o Senhor, então, a Jacó: Volta para a terra de teus pais e para a tua parentela; e eu serei contigo” (Gênesis 31:3).

         Em todo Velho Testamento Cristo aparece como o Anjo de Jeová. Notemos bem que o artigo definido aparece sempre: O ANJO e não: UM ANJO.  É importante que saibamos que esse ANJO DE JEOVÁ é o próprio JEOVÁ, mandado por JEOVÁ. Vamos meditar no cap. 31 de Gênesis. A narrativa é emocionante e carregada dos atos de justiça de Deus em favor de Jacó. Este havia passado 20 anos na companhia de seu tio e sogro, o sórdido e avarento Labão, e por milagre de Deus Jacó não é desprezado e afastado completamente pobre, depois de ter trabalhado tanto, de forma leal para esse homem.
         Era o momento para Jacó tomar sua família e retornar para Canaã. Com a bênção de Deus ele havia prosperado e ficado rico. Ele chega para Raquel e Léia e conta o que Deus havia lhe falado: “Disse-me o anjo de Deus no sonho: Jacó! Eu respondi: Eis-me aqui. ...Levanta os teus olhos e vê que todos os bodes que cobrem o rebanho são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te vem fazendo. Eu sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te, pois, sai-te desta terra e volta para a terra da tua parentela”.
         Note bem como Jacó apresenta o testemunho a respeito do seu Deus. O Anjo que falou com ele é o mesmo Deus que lhe aparecera 20 anos antes. No cap. 32 quando Jacó angustiado por causa de ora ao seu Deus, com quem Ele fala? “Disse mais Jacó: o Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor, que me disseste: Volta para a tua terra, e para a tua parentela, e eu te farei bem! O Deus de Abraão e de Isaque é o mesmo anjo que havia falado com ele mandando-o de volta para a terra de seus pais.
         Prezado leitor, uma breve passagem foi suficiente para provar que o ANJO DE JEOVÁ é o próprio JEOVÁ FILHO antes da sua encarnação. É JEOVÁ comunicando aos homens a mensagem de JEOVÁ e essa verdade é perpassada em todo Velho Testamento. Pudemos ver como Jacó se humilha perante Ele; como é visto como o próprio Deus de Israel e como é exaltado na mesma posição e glória de JEOVÁ. Quando Jacó perto de sua morte concede bênçãos aos filhos de José, que linguagem ele usa?  “O Deus em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que tem sido o meu pastor durante toda a minha vida até este dia, o anjo que me tem livrado de todo o mal, abençoe estes mancebos...” (Gênesis 48:15-16).
         Prezado amigo, eis aí a gloriosa trindade bendita em plena atividade no meio dos homens! Eis aí o Deus glorioso mostrando aos homens o Salvador bendito que viria ao mundo para buscar e salvar perdidos. O Deus de Jacó é aquele que um dia se fez carne para na cruz obter gloriosa e eterna redenção aos perdidos.





Nenhum comentário: