sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CAMINHO SÓ PARA OS SÁBIOS (11) conhecendo o caminho "...da vida que o leva para cima..."



Para o sábio há o caminho que da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno em baixo” (Provérbios 15:24)
CONHECENDO O CAMINHO DO SÁBIO: “... caminho da vida que o leva para cima...”
             Prezado leitor estou certo que se grande amor tem seu coração pela Palavra revelada, certamente haverá prazer em passear comigo por esse verso de Provérbios, para que juntos possamos conhecer as maravilhas da graça de Deus em favor de pecadores indignos. Na meditação anterior pudemos ver a direção que o sábio toma é contrária aos padrões naturais. O peso do pecado faz com que o mundano desça paulatinamente para o abismo e o próprio sentimento produzido pelo pecado faz com que haja prazer nessa descida. O homem natural não tolera ser interrompido em sua jornada; odeia ser despertado do perigoso sono no qual se encontra; sente-se aterrorizado quando é descoberto em seu esconderijo secreto, adorando e lisonjeando seu ego e buscando bênçãos em seus ídolos.
         No pecado os homens pensam que os crentes estão aprisionados; consideram que o viver mundano é melhor, com qualidade de vida; para eles a vida cristã é pesada, amarga e destrutiva para um viver salutar. Mas o que acontece é justamente o contrário daquilo que a carnalidade adâmica pensa. Um caminhão que desce sem freio numa ladeira parece ter liberdade, mas essa liberdade será destrutiva no final da descida. No Salmo 73 o salmista chega a conclusão da experiência aterradora que os ímpios vão enfrentar. O salmista contemplou o final desastroso dos ímpios e em conversa com Deus confessa:Certamente tu os pões em lugares escorregadios, tu os lanças para a ruína. Como caem na desolação num momento! ficam totalmente consumidos de terrores(versos 18,19).
         Caro leitor, consideremos a verdade revelada acerca da liberdade que o salvo tem. O crente foi liberto para subir; está livre das prisões do pecado e da morte; está livre dos terrores da lei; foi retirado do império das trevas onde servia o pai da mentira. Agora está livre, não mais para servir e agradar seu egoísmo carnal. O sábio recebeu a liberdade para ser um valoroso soldado na guerra contra o mal. Agora pela graça ele irrompe-se contra as trevas, avança contra seus inimigos e conquista aquilo que Cristo conquistou.
         O salvo tem um caminho de glória pela frente; tem a força da Palavra de Deus em seu coração, por isso caminha destemidamente conquistando as perfeições de Cristo em seu viver. O caminho pela frente é infestado de inimigos cruéis, os quais tentam destruir sua fé e barrar seus santos ideais. Cada passo que dá ganha mais confiança, fica mais desprendido, com menos peso da natureza carnal que ainda se apega ao seu corpo tão pecaminoso. Deus não prometeu aos crentes uma jornada fácil, um caminho sem tempestades com lutas interiores e exteriores. Avançamos em lutas contra inimigos que ainda estão soltos e que agora mostram o quanto são terríveis. Avançamos contra um mundo revoltado contra Deus e até chegar aos portões da Nova Jerusalém grande será a batalha com o toque de pleno triunfo.
         Amigo leitor, o salvo não recebeu brinquedos para ficar divertindo no mundo até o fim de sua vida; não foi chamado para dias de piquenique na terra, nem para viver sonhando com as vaidades terrenas. Deus constantemente aplica disciplina em Seus santos; por meio de circunstâncias adverte-os com beliscões e açoites; permite adversidades no viver a fim que fiquem livres de qualquer peso e assim possam andar, correr e voar rumo ao lar celeste.
         Em qual caminho você está, caro leitor? Está descendo com o peso do pecado rumo à perdição eterna? Sente-se bem nesse viver mundano e carnal? Continua com sua carteirinha de sócio deste mundo que jaz no maligno? Prefere cirandar na vida como um condenado? Cristo Jesus veio ao mundo, não para melhorar as condições de vida terrena, mas sim para buscar e salvar perdidos pecadores. Por que não confessar agora suas culpas e pedir que o Senhor lhe salve?

Nenhum comentário: