quarta-feira, 3 de agosto de 2011

CAMINHO SÓ PARA OS SÁBIOS (9) conhecendo o caminho "Para o sábio há o caminho da vida..."



Para o sábio há o caminho que da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno em baixo” (Provérbios 15:24)
CONHECENDO O CAMINHO DO SÁBIO: “Para o sábio há o caminho da vida...”
         Prezado leitor creio que devemos persistir um pouco mais nas preciosas verdades acerca do caminho da vida: “...caminho da vida...”. Percebemos a grandeza e soberania de Deus na salvação dos perdidos. Vemos isso no fato que o caminho do sábio é da vida. Isso significa que os mortos não podem trilhar por esse caminho. Ora, para Deus os homens no pecado estão mortos. Cristo foi bem enfático acerca disso em João 5, porquanto ali o Senhor mostra aos judeus que seu propósito ao vir ao mundo foi para vivificar os homens. Como vivificar quem está vivo? Notemos a linguagem tão esclarecedora Dele: Pois, assim como o Pai levanta os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer(João 5:21). Como é preciosa a revelação de Deus! Veja como Paulo descreve a situação dos efésios antes da conversão deles: “Ele vos deu vida estando vós mortos em vossos delitos e pecados” (Efésios 2:1).
         Amigo leitor, o evangelho da glória de Cristo chega aos nossos ouvidos, a fim de deixar bem claro que é impossível para qualquer pessoa caminhar rumo ao céu sem que receba a vida que há somente em Cristo. Nós nascemos em Adão e recebemos a vida conforme o sistema natural deste mundo. Temos a vida que tiveram todos que já passaram por este mundo; temos a vida que toda população mundial possui; temos a vida que nos faz iguais a qualquer um, que nos torna partícipes de uma só família no Adão que tombou no Éden. Temos a vida que nos tornou inimigos de Deus, condenados ao inferno e lago de fogo. Temos a vida que nos tornou ímpios e que prova isso em nosso viver profano e pervertido.
         Caro leitor, não há possibilidade de obter vida porque nascemos numa família evangélica; porque temos uma bíblia e participamos de uma igreja. Não há possibilidade de andar pelo caminho da vida porque somos diferentes, educados, moralmente melhores do que outros, ou porque carregamos um bom nome. Nada, absolutamente nada neste mundo pode nos conceder qualquer condição de andar pelo caminho rumo ao céu. A natureza pecaminosa é tão enganadora que tenta burlar a verdade divina; tenta se esconder e disfarçar com atividades religiosas. Podemos enganar os homens; podemos parecer salvos por causa de nossa aparência; podemos fazer tantas coisas religiosamente belas aos olhos dos homens, mas a verdade prossegue que somente o Pai e o Filho podem conceder vida aos mortos.
         Diante desse fato insofismável é necessário que eu coloque essas verdades bíblicas perante meus leitores. Ninguém pode caminhar rumo ao céu sem a plena convicção de salvação mediante o sangue remidor. A plena certeza de que foi alcançado pela misericórdia do alto; que foi abraçado e aceito pelo perdão mediante o sangue purificador; que a alma foi libertada das prisões do pecado e que agora está livre da condenação e do juízo eterno; que agora pode caminhar com segurança para o céu, essas verdades provam claramente que a pessoa possui a vida que há no filho, por isso pode andar e verdadeiramente caminha para o céu.
         Não pensemos que certeza de salvação é como um ingresso com garantia de entrada no céu após a morte. Muitos estão tão iludidos, porque conquistaram uma certeza dada pelos homens, mas suas vidas provam que caminham para baixo, não para cima. O salvo é realmente salvo e a certeza dessa salvação é provada por uma fé firme, resoluta e disposta a seguir e prosseguir pelo caminho rumo ao lar eterno. Cristo veio para dar vida aos mortos e não para puxar defuntos com cordas para cima. Deus não é Deus de mortos, mas sim de vivos. Portanto amigo, certifique-se bem de que sua certeza não é uma convicção carnal, gerada por uma vontade obstinada, mas fruto de uma alma que foi achada pela salvação bíblica.

Nenhum comentário: