quinta-feira, 4 de agosto de 2011

CAMINHO SÓ PARA OS SÁBIOS (10) conhecendo o caminho "...que o leva para cima..."



Para o sábio há o caminho que da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno em baixo” (Provérbios 15:24)
CONHECENDO O CAMINHO DO SÁBIO: “... caminho da vida que o leva para cima...”
             Prezado leitor, tendo sondado que o caminho pelo qual percorre o sábio é o caminho da vida, meu labor agora consiste em examinar a direção vertical desse caminho: “...para cima...” . Com que clareza a mensagem do evangelho chega aos nossos corações! A primeira lição que desponta perante nossos olhos é que o convertido a Cristo é chamado a subir. No pecado o homem desce rumo à perdição. Não há qualquer dificuldade para descer; não requer esforço, nem precisa de fé para trilhar pelo gostoso caminho mundano, tão carregado de prazeres. Pelo contrário, há nesse caminho um forte poder de atração à carne e o príncipe deste mundo se posiciona à frente jogando beijos para a multidão; mantendo homens e mulheres entretidos, ocupados e fascinados com as propostas de um mundo melhor, de um futuro carregado de alegria, saúde e recursos materiais para gastar.
             Mas o poderoso evangelho chega para modificar o coração. A redenção pelo sangue fornece um novo rumo ao salvo. O Rei da glória chega e entra para reinar; o temor do Senhor passa a controlar o viver; a santidade de vida é o prazer e a firme esperança da glória enche seu ser de alegria. Tudo agora passa a funcionar ao contrário de antigamente. O homem sábio vê as multidões correndo pressurosas em busca de uma esperança mundana, de dias melhores. O homem sábio vê os milhares de almas cegas, seduzidas e algemadas pelo deus deste presente século. O homem sábio considera seu viver neste mundo à luz da verdade revelada, por isso foge das maldades mundanas; quer agradar a Deus e toma a direção certa pelo caminho que sobe rumo ao céu.
             Tentando ser mais claro afirmo que o sábio tem um conceito eterno de vida, enquanto o mundo tem um conceito transitório. Tudo o que os homens mundanos possuem está aqui. Seu tesouro, família, prazer, esperança e coisas semelhantes nascem aqui e fenecem aqui pela morte. O convertido vê tudo à luz da eternidade; sua pátria está no céu, a Nova Jerusalém é sua cidade e é lá que ele será plenamente realizado em perfeição. Lá estão sua família e seus bens que jamais serão corrompidos pelo tempo; lá estão sua alegria, regozijo, exultação, seu Deus, sua glória e viver eterno.
             Veja bem, caro leitor que todas essas verdades enchem o coração de uma alma convertida. A pessoa é arrancada do caminho perigoso, das armadilhas montadas no caminho da perdição. Seus olhos passam a ver não miragens, não nulidades, mas sim realidades eternas. Todas essas verdades fixadas num novo coração fazem com que a alma esteja predisposta a tomar a direção para cima. Mais do que isso, um novo coração, o Espírito de santidade que nele habita, uma nova esperança, uma liderança amorosa e fiel de Cristo, juntamente com o poder da graça que lhe sustenta em toda fraqueza, todas essas coisas fazem com que a alma esteja predisposta a subir.
             Veja o crente em Cristo lutando contra as trevas! Veja o salvo armado com as armas da fé! Veja as lutas do crente em oração, em guerra constante contra o mal! Todas essas atividades revelam que ele está subindo rumo ao lar. Às vezes o salvo desanima, parece que quer recuar e buscar o caminho mais fácil, porém, a fé genuína é despontada em sincero arrependimento e nova disposição de prosseguir. Ele toma as armas de combate contra a carne, contra o mundo e contra o diabo. O salvo está unido com a multidão de remidos! O salvo marcha com toda igreja para cima! O salvo irrompe-se de glória em glória! A graça que lhe conquistou é a mesma graça que lhe concede poder para avançar! Aquele que nele começou a boa obra está aperfeiçoando e há de completá-la!
             Caro leitor, seu modo de vida prova se você está indo para o céu, ou desce rumo à perdição eterna!

Nenhum comentário: