terça-feira, 19 de julho de 2011

A RUÍNA DA GLÓRIA HUMANA (21) "...e consumiu seus anos na angústia"



Por isso, ele fez que os seus dias se dissipassem num sopro e os seus anos, em súbito terror” (Salmo 78:33).
ANOS CONSUMIDOS NA ANGÚSTIA:
         Prezado leitor, não me entendam mal quando estou tratando de um tema como esse. Não estou contra prosperidade material, desde que a prosperidade emana-se da justiça; desde que venha das provisões abençoadoras de Deus e que seja vista aqui como um fruto de um serviço fiel, a fim de que não seja um pesado fardo para o viver. Deus concedeu a Abraão muitas riquezas, mas nada disso configurou um deus mamon no coração daquele homem. Não havia vaidades transformadas em arrogância e impiedades nas atitudes de Abraão, e quando chegou o momento de despedir-se deste mundo, mostrou ser um homem livre das influências perigosas do amor às riquezas. Ele contemplou pela fé as luzes que iluminavam o caminho da Nova Jerusalém, despediu deste mundo e partiu para receber as recompensas eternas.
         Prossigo em afirmar que as vaidades acumuladas durantes os dias aqui vividos, são transformados em anos de angústia, quando a realidade do triste destino chegar. Muitos são acordados tarde demais, quando seus corações endurecidos ficam enrijecidos pela visitação da ira de Deus. Notemos a vida da perversa Jesabel. Ela usou sua posição de rainha para desafiar o Deus de Israel e assim promover a idolatria e praticar terríveis maldades contra todos que militavam contra seus atos pervertidos. Em seu viver tão carregado de arrogância e de rebelião contra o Deus de Israel, a ímpia Jesabel não sabia que seu fim teria uma triste e horrorosa visitação de Deus, no momento e no local certo. E quando chegou o golpe fatal da Ira de Deus não houve um momento para reflexão nem lugar para arrependimento. Sua morte foi aterrorizante e partiu deste mundo sem deixar saudades.
         Conheci um homem cuja vida foi de farras. Fazia sua família sofrer porquanto gastava seus recursos com festas, bebidas e mulheres. Em sua felicidade e aparente liberdade não sabia que suas vaidades resultariam num final angustiante, porquanto foi acometido de uma enfermidade que paralisou sua boca e o manteve aprisionado no leito da dor até a sua morte. “...e consumiu seus anos na angústia”. O engano do pecado não permite que os homens conheçam o temor do Senhor! A impressão de bem-estar faz com que eles pensem que Deus é fraco e inoperante, por isso avançam nas práticas de iniquidade. Deus dá cordas no viver tortuoso do ímpio; Deus permite que seus caminhos fiquem ainda mais largos e mais atraentes; Deus permite que recebam todas as provisões que anelam; Deus permite que se chafurdem nas paixões carnais, até que finalmente chegam num lugar escorregadio, até que sejam enlaçados pelos terrores da morte.
         Vamos pensar um pouquinho na vida de Herodes. Era famoso, o que queria de prazeres sexuais tinha ao seu dispor; tinha o poder em suas mãos para matar e deixar com vida, mas ignorava o Deus que reinava nos céus e na terra. Desconhecia o fato que não passava de um instrumento nas mãos soberanas. Em seu orgulho e adornado de vaidades não dava glórias a Deus, porque ele mesmo queria ser deus e receber louvores mundanos. Mas sua morte chegou sem aviso prévio, sendo comido pelos vermes na presença de seus próprios súditos (Atos 12).
         Querido leitor pense no horror de morrer em seus pecados! Medite agora nos terrores de Deus! Eu sei que homens enganadores têm lhe falado apenas de um Deus de amor, por isso você desconhece esse Deus temido apresentado pelas sagradas letras. A bíblia é bem clara ao afirmar que é horrenda coisa cair nas mãos desse Deus (Hebreus 10:31). Esse Deus é um verdadeiro e fiel amigo para a alma que se humilha e se arrepende. Aproveite agora! Aproveite enquanto você está cercado dessa compaixão! Aproveite a força descomunal do amor Dele, amor que socorre os aflitos e desesperados!

Nenhum comentário: