quarta-feira, 27 de julho de 2011

CAMINHO SÓ PARA OS SÁBIOS (4) Conhecendo o sábio "Para o sábio há..."



Para o sábio há o caminho que da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno em baixo” (Provérbios 15:24)
CONHECENDO O SÁBIO: “Para o sábio...”
             Prezado leitor voltemos ao texto para que conheçamos melhor quem é esse sábio que prefere o caminho para cima, a fim de evitar o inferno lá em baixo. Meu trabalho consiste em mostrar o que significa ser sábio à luz dos ensinos em toda Escritura. O leitor meticuloso há de perceber como a verdade do evangelho espalha-se por todo Velho e Novo Testamento em plena unidade. Claramente vemos que para Deus o homem sábio é aquele que deixou seu caminho maligno e enganoso e correu para Deus em busca da salvação. Pude mostrar em 1Coríntios cap. 1 que é pela mensagem da cruz que Deus, não somente revela Sua sabedoria oposta à sabedoria mundana, como também pela mesma mensagem atrai Seus escolhidos para Si mesmo. 
             Creio que é importante que aprofundemo-nos um pouco mais na descoberta desse homem sábio. Lancemos o alicerce firme e inabalável do ensino de Prov. 15:24. Estamos vivendo dias de profundo afastamento da verdade e o humanismo é a tendência que se avoluma mais e mais. Cada dia vemos os púlpitos evangélicos se afastando da Palavra de Deus e da glória desse Deus soberano. Satanás luta para tornar os pregadores mais e mais periféricos e ocupados com as necessidades sociais, por essa razão o culto ao homem, à celebridade e cultura humana cresce a cada dia.
             Porém, o que a Palavra de Deus nos ensina? Qual é a maior glória? Qual é o caminho da verdadeira sabedoria? Será que é atentar para os homens? Ter dó dos homens e buscar seu bem-estar físico e social? Foi esse espírito de engano que fomentou a maldade nos dias de Jeremias e que acionou o tremendo castigo de Deus. O espírito de orgulho e de conseqüente rebelião tomou conta daquele povo, por essa razão Deus enviou Seus profetas com a finalidade de atrair o povo de volta à verdade. Temos no cap. 9 de Jeremias uma noção da corrupção daquele povo. Eles gabavam da esperteza, da sabedoria, da força e das riquezas deles: “...Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas” (verso 23). Veja como havia um triângulo perigoso que servia como sonífero sobre as almas, porque eles se gloriavam na sabedoria, na força e nas riquezas deles. A mensagem dos profetas vinha com poder, mas mesmo assim o peso do sono espiritual entorpecia seus corações. Mas eis o que o Senhor manda dizer ao povo: “Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor” (verso 24).
             Amigo leitor, diante dessa verdade tão solene é que trago o evangelho da glória de Cristo para todos. O que significa ser sábio? Percebeu que há uma mudança, um temor que sobressalta o coração? Percebeu que nessa mudança o viver, os pensamentos e o caminho da pessoa passam por grande transformação? Então, na linguagem bíblica ser sábio consiste de tomar uma decisão que não vem do homem; não é uma decisão natural, porque é simplesmente loucura fazer o que somente um sábio pode fazer! Como é que um homem pode caminhar para cima? Como é que uma natureza pecaminosa, escrava, rebelde contra Deus pode subir em direção ao céu? Eis que a resposta aparece e o leitor que examina bem a verdade conforme a Palavra há de perceber que é Deus que age? Olhe para o homem sábio e veja bem que ele para o mundo é um louco! Que ele agora é um estranho para o mundo! Que agora caminha em direção contrária! Eis aí, amigo, o que Deus faz numa alma arrependida; num coração quebrantado; naquele que busca humildemente esse Deus que salva! A sabedoria de Deus vem da mensagem da cruz, porquanto ali aquele que nunca conheceu pecado, ocupou o lugar de homens e mulheres condenados ao inferno.

Nenhum comentário: