terça-feira, 12 de julho de 2011

A RUÍNA DA GLÓRIA HUMANA (16) "...anos consumidos na angústia"



Por isso, ele fez que os seus dias se dissipassem num sopro e os seus anos, em súbito terror” (Salmo 78:33).
ANOS CONSUMIDOS NA ANGÚSTIA:
         Prezado amigo, no meu comentário anterior procurei introduzir as lições que aparecem na segunda frase do verso em pauta: “... e os seus anos na angústia” (versão atualizada). Não podemos esquecer que o Salmo 78 é um cântico que mostra a ingratidão do povo de Israel no deserto; seus corações endurecidos mostravam orgulho e desafiavam constantemente a Deus querendo que a bondade e a Onipotência trouxessem provisões que alimentassem a carnalidade desenfreada deles.
         Caro leitor, que jamais esqueçamos que a natureza caída é igual em todo tempo e em todo lugar. A bíblia conta a história de minha vida e de sua vida à partir da queda em Gênesis 3. A natureza rebelde contra Deus sempre quis e sempre está a desafiar o Todo-Poderoso. Vemos isso ocorrendo em nossos dias, e o perigo maior é que tudo está sendo feito camufladamente; sob o disfarce de espiritualidade; estão percorrendo um caminho que aos olhos humanos parece de Deus, parece evangélico, mas que tragicamente culminará no sofrimento indizível que aguarda corações impenitentes.
         Na meditação anterior considerei de uma forma geral a frase: ..e consumiu seus anos na angústia. Pudemos ver que somando os dias na vaidade, eles são transformados obviamente em anos de angústia. Notemos bem que em nada, absolutamente os dias resultam em felicidades; não há qualquer sinal de avanço em espiritualidade, em santidade, amor, caráter, abnegação e vida piedosa. Não! O resultado é trágico, porque os anos receptarão angústias. Mesmo que a cada ano haja cânticos de parabéns prá você!. Festa nenhuma invalidará a tristeza que se amontoa, porque não buscou o Senhor em humildade, em quebrantamento de alma; não buscou sua provisão eterna; seus olhos não fitaram a cruz, mas sim o mundo e o egoísmo carnal; buscou a alegria banal e vazia, tão almejada por corações corrompidos.
         O que ocorreu com aquela multidão de rebeldes no deserto, exatamente é o que ocorre em nossos dias com milhares que ousam brincar de crentes! Ousam tomar o Nome do Senhor em vão! Ousam aproveitar da paciência, da longanimidade, da ternura e da graça Dele! Estão sendo ludibriados pelos falsos mestres na ilusão de uma vida mundana farta, rica e sadia; estão engordando seus corpos, mas não sabem que o pior está acontecendo, pois suas almas emagrecem paulatinamente. Em meio a essa festa pagã multidões não percebem o perigo terrível que lhes cerca, porque esse viver vazio, oco, inútil está sendo transformado em anos de angústia. Estão acumulando sofrimento em suas contas bancárias; estão semeando vento para colher tempestade; acordarão tardiamente com seus corações ainda mais endurecidos e pesados para caírem no abismo de vergonha e terror eternos.
         Agora procurarei sair do geral para as particularidades conforme nos mostra a frase: “...e consumiu seus anos na angústia”. Como será que isso acontece? Como é que as vaidades da vida revitalizam-se em terríveis angústias? Caro leitor, quanto espero que você enfrente essa verdade com coragem! Que seu coração seja equipado com o temor do Senhor, a fim de ser acordado pela misericórdia e que busque o verdadeiro Senhor de amor e de compaixão. Milhares precisam ser despertados para o fato que o Deus da bíblia é o Senhor de homens e mulheres humilhados. Todo meu labor tem em vista levar aos meus leitores essa verdade do evangelho da glória de Cristo! Os homens gostam e pagam caro por outro evangelho, porque odeiam a glória de Cristo, ficam aterrorizados quando são descobertos pela luz que irradia da Palavra e fogem quando a verdade brilha no coração.
         Que não seja assim com você, meu amigo! Aquele que crê não foge!

Nenhum comentário: