sexta-feira, 22 de julho de 2011

CAMINHO SÓ PARA OS SÁBIOS (1) introdução "Para o sábio..."



Para o sábio há o caminho há o caminho que da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno em baixo” (Provérbios 15:24)
INTRODUÇÃO:
             Caro leitor, que alegria meu coração quando contemplo a Palavra de Deus! Cada verso não somente expõe a grandiosidade da revelação bíblica, como também mostra a atualidade das Escrituras. Meu trabalho consiste em examinar um texto como esse de Provérbios 15:24 para ver as maravilhas do evangelho bíblico e assim trazer suas maravilhas para meus leitores. A Palavra da verdade é assim, ela chega com todas as suas riquezas da graça. Não há necessidade de acrescentar qualquer filosofia ou psicologia mundanas. O que pretendo fazer é levar aos meus leitores as preciosidades desse verso, mostrando as doutrinas e seus efeitos práticos para o viver. Obviamente meu trabalho consistirá em apresentar o evangelho da glória de Cristo e a bíblia inteira, tanto no Velho como no Novo Testamento, se ocupa em transmitir esse evangelho. Não tenho que me ocupar com outras lições periféricas, porquanto a verdade da salvação pela graça e seus efeitos é a verdade central e axial das Escrituras. Certamente todo obreiro de Deus deve se ocupar em transmitir tal verdade.
             Quero agora mostrar a importância da verdade que esse verso da revelação divina nos traz. Creio eu que nossa sociedade, especialmente a religiosa está carregada de soberba. A meu ver não existe maior perigo do que ver corações de homens e mulheres carregados dessa pólvora diabólica, porque a soberba significa maior distância da misericórdia e caminho aberto e adornado para o inferno. O salmista diz: “...que da soberba o teu servo seja livre” (Salmo 19). O que a pregação do verdadeiro evangelho faz é primeiramente mostrar a atitude de todo homem perante Deus – humilhar. O evangelho humilha o homem, porquanto é na humilhação que Deus se condescende em falar ao perdido. Ninguém pode conhecer o verdadeiro Deus e ainda continuar num viver sem temor; ninguém pode confessar ser genuíno crente e ainda andar de nariz empinado perante Deus.
             Para o mundo moderno ser sábio é sinônimo de arrogante, vaidoso e auto-suficiente. Para o mundo maligno ser sábio significa tirar o maior proveito dessa vida aqui; ter dinheiro, ser bem sucedido, ter amigos e condições de viver e aproveitar a vida. Até mesmo a religiosidade moderna transmite essa idéia de liberdade carnal e de seguir um deus segundo a opinião de cada um. Para mim a ausência de temor ao Senhor no meio dos homens, especialmente naqueles que se intitulam crentes é a maior prova de que o evangelho que estão pregando não é o evangelho bíblico, mas sim outro evangelho. Esta geração tão corrompida precisa saber que a verdadeira sabedoria consiste em andar no temor ao Senhor, e isso só acontece quando o verdadeiro evangelho chega  para mudar os corações e transformar homens e mulheres em novas criaturas.
             Porém, vou convocar meus leitores para que contemplem comigo Provérbios 15:24: “Para o sábio há o caminho há o caminho que da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno em baixo”. Transitaremos nesse verso conforme o roteiro que ele mesmo apresenta. Primeiro, conheceremos quem é o sábio conforme diz o texto: “Para o sábio...”. Em segundo lugar investigaremos o caminho pelo qual o sábio percorre: “...há o caminho para cima...”. Em terceiro e último lugar mostraremos o perigo para o não sábio: “...a fim de evitar o inferno embaixo”.
             O leitor atento percebe que a mensagem desse verso transmite exatamente a verdade simples e inequívoca do evangelho conforme toda Escritura. Há apenas dois caminhos, um que leva para cima e o que desce em direção ao inferno. O sábio é aquele que está subindo, e o tolo é o que desce. Neste momento o homem está subindo, ou está descendo. Não há meio termo. Diante dessa verdade, para qual direção você está indo?

Nenhum comentário: