segunda-feira, 25 de julho de 2011

CAMINHO SÓ PARA OS SÁBIOS (2) conhecendo o sábio "Para o sábio..."



Para o sábio há o caminho há o caminho que da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno em baixo” (Provérbios 15:24)
INTRODUÇÃO:          
             Prezado leitor é nossa tarefa passear pela Palavra de Deus e conhecer as vitrines da graça, cheias de jóias que enriquecem o santo de Deus. Toda Palavra de Deus é pura, por isso podemos transitar tanto pelas ruas do Velho Testamento, como pelas avenidas cheias de luzes do Novo Testamento e assim conheceremos que grandes são as obras do Senhor em favor de perdidos pecadores. Na meditação anterior pude dar a introdução desse tema que aparece em Provérbios 15:24: “Para o sábio há o caminho da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno em baixo”. Vamos seguir o roteiro dado pelo Espírito Santo no próprio verso. Nosso objetivo é conhecer o caminho verdadeiro pelo qual percorre o sábio, e a primeira lição que aparece é que precisamos conhecer quem é o sábio, porquanto o texto diz: “Para o sábio...”.
             Obviamente temos que ver o sábio do ponto de vista bíblico, porquanto estamos vislumbrando a Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo, e não palavras de homens. O mundo com toda sua pompa e fama de cultura, fascinado que é pela erudição dos homens, desconhece a linguagem simples e clara da Palavra de Deus. Portanto, recusemo-nos a buscar luzes no lado de fora desse palácio iluminado das sagradas letras. Pousamos nossos olhos da fé no livro de Provérbios, por isso temos que saber o que significa ser sábio à luz desse livro encantador. Não precisamos vasculhar muito esse livro para chegar à definição que queremos. Em Provérbios o viver de um homem sábio tem inicio no temor ao Senhor: “O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria...”. Podemos perceber o imenso contraste entre o que Deus mostra a respeito de sabedoria e o que mundo pensa a esse respeito. Pretendo dinamizar um pouco mais esse assunto tão importante e tão momentoso.
             Para isso vamos ver como as Escrituras estão entrincheiradas com essa verdade revelada em Provérbios. A bíblia inteira é Deus mostrando o evangelho, a mensagem que transforma corações. Em toda Escritura vemos como Deus está ocupado em mostrar o poder transformador da graça em corações de homens e mulheres, tirando deles a perversidade e o domínio do pecado no coração e fazendo deles homens e mulheres diferentes, cheios do temor santo e obediente ao Deus que se revelou. Tomemos o cap. 2 de 1Coríntios, porquanto ali veremos que aquilo que Paulo diz está em pleno acordo com provérbios. Os crentes de Corinto estavam fascinados pela cultura, estavam se afastando da verdade porque abraçavam a filosofia mundana. A igreja estava dividida com essa mentalidade e a glória de Cristo vista no evangelho da cruz estava desaparecendo e a glória humana com o culto à celebridade ocupava ocupavam o lugar dentro da igreja. Com seu coração de pastor sério e compenetrado com a verdade, Paulo chama a atenção de toda igreja, procurando mostrar que eles estavam se afastando da sabedoria de Deus, a fim de buscar a sabedoria humana. Com efeito, satanás tinha entrado para estragar a unidade do rebanho e trazer heresias e práticas pecaminosas dentro da igreja.  No grandioso cap. 1 o apóstolo expõe a mensagem da cruz como sendo a manifestação da sabedoria de Deus, e em seguida Paulo torna o assunto bem prático. Ele chama os irmãos ao bom senso espiritual. Ele diz: “Irmãos, reparai, pois na vossa vocação...” (1:26). Incrível! Noutras Palavras Paulo está afugentando de dentro da igreja esse espírito de orgulho que inflamou o ambiente quando ele usou a palavra vocação. Paulo está dizendo que eles foram chamados por Deus; que não foi uma iniciativa deles; que eles são o que são agora, salvos, crentes em Cristo, herdeiros de Deus, porque foi uma obra da misericórdia por meio da mensagem do evangelho e não o efeito de  um trabalho da sabedoria humana. 

Nenhum comentário: