terça-feira, 26 de julho de 2011

CAMINHO SÓ PARA OS SÁBIOS (3) Conhecendo o sábio "Para o sábio..."



Para o sábio há o caminho há o caminho que da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno em baixo” (Provérbios 15:24)
CONHECENDO O SÁBIO: “Para o sábio...”
             Amigo leitor, na meditação anterior iniciei o primeiro assunto para o qual o texto chama nossa atenção. Para que não sejamos pegos no perigo de querer deslocar o texto da unidade bíblica, necessário é que vejamos o que a bíblia diz sobre o sábio. Está bem claro no próprio livro de Provérbios que ser sábio é ter o temor do Senhor (Prov. 1:7). Nada tem a ver com a cultura, a habilidade humana, nem com o sistema de filosofia e psicologia exposta pelos grandes deste mundo. Paulo deixa isso bem claro quando escreveu para a dividida igreja de Corinto.
             Naquele primeiro cap. Paulo de forma amorosa, mas firme e resoluta chama a atenção daqueles irmãos. Noutras palavras Paulo está dizendo o seguinte: “Irmãos, tirem os olhos dos homens e agora olhem para vocês; encarem o grupo de salvos que se reúne aí. Vejam que não pode ser resultado de sabedoria humana, mas sim da vocação de Deus! A cultura mundana é voltada para seu sistema elitizado; procura alegrar nos políticos, nos sábios, nos ricos e poderosos. Mas olhem para vocês; procurem ver que a maneira operante de Deus chamar os pecadores é completamente oposta ao sistema mundano. Notem a sabedoria de Deus em vocês, porquanto foi Deus que chamou cada um pela mensagem da cruz! Vejam como é diferente a maneira de Deus expor a sabedoria Dele! Vejam como Deus escolheu as coisas loucas deste mundo; as coisas fracas deste mundo; as coisas desprezadas, ignóbeis deste mundo, a fim de que nenhum mortal venha se gloriar na presença de Deus!”.
         Caro leitor procurei em poucas palavras deixar bem claro o que significa sabedoria na bíblia. Afirmo categoricamente que os verdadeiros crentes representam a exposição da sabedoria conforme provérbios, porque cada crente revela o poder operante do evangelho. Cada crente genuíno mostra o que somente Deus pode fazer, em transformar corações rebeldes, altivos, presunçosos, arrogantes e prepotentes, em novos corações. Veja o verdadeiro crente, como anda em temor, em humildade e santa dependência de Deus! Ora, o mundo despreza essas maravilhas resultantes da graça! O mundo diz não! Aquilo que se deriva da sabedoria de Deus é motivo de chacota, de motejo, de escândalo e de loucura para o mundo. Mas a presença de verdadeiros crentes neste mundo é uma maneira de Deus zombar dos filósofos, dos psicólogos, dos humanistas, dos poderosos e cultos deste mundo: “...Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo”? (1Cor. 1:20).
         Amigo leitor, o evangelho moderno, tão sofisticado e atraente à natureza carnal está expondo a sabedoria de Deus? Não é verdade que o evangelho que estão pregando em nossos dias está salpicado de filosofia, psicologia e humanismo? Esse evangelho moderno que encheu as igrejas e corações de vã esperança tem mostrado o mistério da vocação de Deus? Hoje todo mundo se chama de crente, de evangélico; hoje pagodeiros, cantores mundanos; homens e mulheres corrompidos no viver estão declarando ser evangélicos.
         Amigo leitor, para Deus só tem dois tipos de pessoas no mundo: o sábio e o tolo insensato. Não importa se você tem dinheiro, tem prestígio, tem sorte mundana, saúde e conforto, porque nada disso é prova de uma vida sábia. O sábio para Deus é aquele que corre do mal, que foge do perigo que ronda este mundo; que ouve a mensagem da cruz e foge para os braços portentosos do Salvador, a fim de escapar da Ira de Deus (1Tessalonicenses 1:10). O sábio é aquele que viu sua triste condição de perdido e condenado. O sábio é aquele que preferiu desprezar o mundo e como Moisés, contempla agora o galardão celestial.

Nenhum comentário: