quarta-feira, 22 de agosto de 2018

O GRANDE LIBERTADOR (9)



“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. (João 8:32)
CONHECENDO A GRANDE LIBERTAÇÃO.
        Acrescento que o Filho liberta o pobre escravo da tirana servidão onde voluntariamente se atirou. Os homens sempre estão pensando que são livres, mas a verdade é que a cegueira da alma impede que eles vejam a realidade do pecado. Como estamos acostumados a ver a vida do ponto de vista físico, não somos capazes de enxergar que as prisões e grilhões que prendem os homens aqui são invisíveis. Não há cultura, religião, riqueza ou qualquer poder deste mundo e neste mundo que mostre a verdade acerca da tirania do pecado e desse imenso mercado de escravo que abarrota o mundo inteiro. Precisamos saber disso e quem nos mostra tal verdade é o Espírito Santo, mediante aquilo que está registrado e documentado em Sua inspirada Palavra.
        O pobre escravo é arrancado da condição de filho da Ira. Vemos como Paulo transmite isso em Efésios 2:3. Notemos bem em que desgraça o pecado nos colocou. Vejo o quanto os homens modernos são iludidos quando pensam que “tem Deus no coração”; muitos estão bem envolvidos com a mentalidade religiosamente profana e tão bem articulada pela nova era. Tudo hoje é a emoção de que Deus está abençoando suas vidas e que todos os homens são filhos de Deus e que finalmente serão recebidos no céu. Quanto engano! Os judeus pensavam assim e nosso Senhor deixou bem claro que eles eram filhos do diabo e escravos do pecado neste mundo. Foi por isso que Paulo escreveu aos crentes, a fim de se humilhassem e dependessem da graça para viver. Quando Cristo salva Ele torna um pecador filho de Deus, aceitável sem qualquer culpa perante Deus: “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus...” (João 1:12).
        Também, o Senhor liberta o pecador das trevas para a luz. Basta um pouco de conhecimento da verdade revelada para que percebamos o quanto o mundo é um lugar de escuridão. Satanás faz tudo para manter o mundo confirmado em mentiras. Notemos bem que a criação não é mentira; tudo o que Deus fez é verdade. Quando falamos do mundo vemos como o príncipe das trevas toma a criação e a envolve com mentiras e promessas mentirosas. Ele cria suas leis, seu sistema religioso, seus planos financeiros, seus entretenimentos e assim consegue manipular a mente de todos os homens com a ideia de que não há lugar melhor para viver do que aqui. Foi isso o que sempre passou pelas mentes dos mundanos. Foi assim com Caim, porque rejeitou o caminho para cima, a fim de criar seu sistema de vida fundamentado em mentiras. Foi assim com Esaú, porque seu sonho envolvia riquezas e formar uma nação forte e conquistadora.
        Mas, quanto engano! Quando o Senhor liberta o pecado Ele mostra o que o mundo é. Foi assim com Abel, porque logo percebeu a tristeza que envolvia esta vida e o quanto desejava morar com Deus no Paraíso. Assim Deus opera com aqueles que Ele chama desse mundo enganador; assim Ele mostra aos pecadores o quanto estão errantes aqui; o quanto tudo aqui desaparece e que essa tosca luz mundana apaga-se com a morte. Foi isso o que Paulo quis mostrar aos crentes colossenses, quando afirmou acerca de Deus: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor” (Colossenses 1:13). Note bem que ele denomina o mundo como sendo o “império das trevas”. A mensagem do evangelho transmite a verdade da glória de Cristo, por isso que precisamos de homens cheios do Espírito que preguem com poder essa verdade. Todos precisam saber que essa é a condição e que Cristo veio ao mundo para libertar homens e mulheres arrependidos.

Nenhum comentário: