terça-feira, 28 de agosto de 2018

A FÉ QUE VEM DE DEUS (1)


                                             
“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lucas 19:1-10)
       INTRODUÇÃO:         
        Satanás sempre foi e será o grande imitador das obras de Deus. Tudo o que ele religiosamente faz parece igual, mas não passa de ser artifício do inimigo. Paulo se armou de profundo conhecimento da verdade a fim de conhecer as astutas ciladas desse ardiloso inimigo. Os crentes devem saber que é nossa ignorância de Deus que nos torna presas fáceis para as garras do leão. Uma das mais poderosas armas do diabo ultimamente tem sido a forma como ele tem imitado a fé. Em nossos dias milhares têm dito que são evangélicos, que amam a Deus, que proclamam adoração a Ele e que vão para o céu. Mas quando examinamos de perto a fé, logo percebemos que não é a verdadeira fé. Parece ouro, mas não tem o peso do ouro e não tem qualquer valor, à semelhança do “ouro de tolo” achado em muitos lugares nos EUA e que enganou muita gente.
        Ora, a fé é a mais manifestação mais poderosa do Senhor na obra da salvação do perdido. Tudo o que o homem precisa para ser salvo vem de Deus, porque Cristo conquistou. Para muitos a fé é o único requisito que vem do homem, segundo eles é a parte do homem. Mas quanto engano há nesse pensamento! Nosso Senhor é chamado de o Autor da nossa fé (Hebreus 12:2). A fé é primeiro efeito da obra da graça num coração; é Deus abrindo os olhos da alma, a fim de que o homem veja o que jamais vira antes; é tudo no homem agora passando a funcionar em relação a Deus. Enquanto Saulo estava morto era um perseguidor, mas assim que Deus operou um novo homem, eis que tudo agora em Saulo evidenciava ser ele alguém que havia nascido de novo.
        Se temos algo de grande importância a ser feito em nossos dias é detectar o que é de Deus e o que não é; é colocar tudo à luz da verdade que nos foi entregue, a fim de mostrar a diferença real. A palavra de Deus é poderosa para isso. Já vi muitos chegarem aos nossos cultos e não demorou muito para que fosse detectada a falsa fé neles. Conheci um senhor, que inclusive já faleceu. Ele mesmo disse que pensava que era crente, porque frequentou uma igreja onde o pastor lhe incentivou a tocar violão nos cultos, mesmo sendo ele um fumante bem ativo. Quando ele chegou aos nossos cultos logo percebeu que não era um genuíno crente. A fé é o instrumento que Deus deu ao crente para que ele fosse, de fato um crente, conforme o termo dá a entender.
        A expressão “aquele que crê”, que aparece comumente em João realmente significa “Aquele que continuamente crê”. Sendo a fé algo produzido por Deus no coração, é certo que não tem algo no homem que mais cause admiração em Deus do que a fé, justamente porque vem do grande e perfeito Homem, ao perdido, caído e morto no pecado, conforme diz a mensagem de um antigo hino: “Amavas-me Senhor, no fundo do meu peito brilho a doce luz do meu consolador. E com promessas mil do teu amor perfeito, nasceu em mim a fé em que hoje me deleito!”. Portanto, perscrutemos a Palavra para avaliar a nossa fé, se vem de Deus ou é produto do coração corrompido e enganado dos homens. Em nossos dias ninguém quer saber desse auto exame. Tudo hoje é recebido na força da emoção e no engate da idolatria humana. O mundo apresenta um estilo de vida bem confortante e carnal, por isso ninguém quer sair dessa zona de conforto.
        Que o Senhor tenha misericórdia de nós e que nos ajude a descobrir realmente se nossa fé é verdadeira ou se apenas um pedaço de barro que com o sol escaldante resseca. Precisamos de homens e mulheres que sabem o que creem e que não voltam atrás em determinada e firme fé.

Nenhum comentário: