terça-feira, 7 de agosto de 2018

O CHAMADO DO EVANGELHO (6)



“Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei...”. (Mateus 11:27)
O PODER DA CHAMADA.
        Estou convicto que milhares desconhecem quão poderoso é o chamado do evangelho. Realmente ficamos cercados dessa contaminação humanista que encheu este mundo e que cresce ainda mais nestes dias maus. Fomos influenciados por muitos com o ensino errôneo de que o homem possui uma vontade livre e que Deus respeita essa volição do homem. Por isso prevaleceu tanto o evangelho que mistura salvação em Cristo com a participação humana. Precisamos nos livrar desse fermento do mal; precisamos arrancar essa “erva daninha” como tiramos espinhos que entram na carne.
        Ora, o evangelho é a Palavra de Deus? Claro! Entendemos ou não que Deus opera pelo chamado da Palavra? Quando um marceneiro ou carpinteiro trabalha ele precisa de ferramentas para seus projetos. No tocante a Deus, Ele nunca precisou de qualquer ferramenta, porque pela Palavra do Seu poder do nada Ele faz surgir o que Ele bem quiser. Foi assim na criação. O que havia? Nada! Mas quando a Palavra do Deus vivo ecoou, eis aí a maravilhosa e extraordinária grandeza da criação perante nossos olhos, a fim de que possamos dar-Lhe louvor com é digno esse grande Deus.
        Afinal, não é exatamente o que Ele faz com o evangelho? Claro! O que o pecado fez com os homens? Matou-os! Será que entendemos que morte é morte e morto é morto? Se eu for ao cemitério para ressuscitar um amigo ou parente, o que poderei fazer ali? Nada! Minha mãe faleceu anos atrás, ela não está no cemitério onde fora sepultada. Ali estão apenas seus restos mortais. Eu posso gritar por ela, posso chorar e clamar que ela volte para casa, mas nada irá acontecer. É a mesma situação em que vivem os homens no pecado, porque para Deus eles estão mortos. No tocante a eles nada posso fazer. Tenho amigos não crentes; tenho parentes não crentes; posso eu dar-lhes vida? Claro que não! Posso leva-los à igreja; posso fazê-los membros de uma igreja, etc. mas nada disso pode mudar a situação na qual eles estão diante de Deus.
        Paulo afirma que o evangelho é o poder de Deus, e esse poder é absolutamente Dele. Os pregadores são arautos do evangelho e foram chamados a entregar o que eles receberam da parte de Deus (1 Coríntios 15:3). O assunto é tremendamente sério, porque se falharmos nisso seremos chamados de infiéis. Tudo fizeram os religiosos para mudar a mensagem que os apóstolos pregavam, mas eles deixaram claro que importava obedecer mais a Deus do que aos homens. Aqueles homens não moviam o povo com emoções; eles não levavam instrumentos musicais com eles; eles apenas criam no poder da Palavra e que era tarefa do Espírito Santo vivificar corações, por isso pregavam na autoridade e no poder de Deus.
        Será que a Palavra de Deus mudou? Será que os homens do século 21 são melhores e mais vivos espiritualmente? Claro que não! Os homens agora estão tão mortos como estavam os homens de antigamente. Aliás, os traços da decomposição espiritual aparecem mais em nossos dias do que antes, porque a iniquidade e todo tipo de abominação têm causado nojo. Nunca o mundo esteve tão pronto para ser ceifado pelo juízo de Deus do que agora. Se o Senhor não descer em Sua infinda compaixão, não podemos imaginar o que acontecerá na face da terra. Os homens mudam de mal para pior, porque segue a lei da decomposição causada pelo pecado e pela morte.
        Mas o evangelho é o mesmo, poderoso! Cremos que quando o Senhor ergue a Sua voz e diz: “Vinde pecadores!”, então milagres acontecem! Ele ainda está salvando perdidos! Ele ainda opera maravilhas! Ele ainda faz coisas incríveis quando somos fieis ao Seu chamado! Ele ainda é o Deus de misericórdia e ouve quando elevamos nossas súplicas perante Seu trono de misericórdia, em favor deste mundo vil!

Nenhum comentário: