quarta-feira, 1 de agosto de 2018

O Chamado do Evangelho” (4)



“Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei...”. (Mateus 11:27)
        A GRAÇA DA CHAMADA.
        É claro que o chamado do evangelho revela a força da graça e não da lei. Quando Deus dá ordem na lei aos homens, Suas palavras vêm cheias de maldição, mas quando Deus dá ordem na graça Suas palavras vêm carregadas de poder. Quando o Senhor em Sua graça diz: “Vinde!” essa palavra chega ao coração revestida de autoridade e de incrível poder. Foi isso o que ocorreu no caso de Mateus. Assim que o Senhor o chamou imediatamente ele se ergueu, deixando tudo para seguir o Mestre. Esse é o poderoso ensino de que a graça de Deus opera quando Ele está atuando em salvar os perdidos. Nós conhecemos esse ensino como sendo “A graça eficaz”, ou “graça irresistível”.
        Primeiramente ela é completamente isenta de juízo, porque ela transmite o recado da paz que vem ao coração do homem arrependido. A mensagem de salvação transmite juízo, mas para o rebelde, que foge da luz. Mas quando se refere à alma arrependida, eis que ela aparece com sua bandeira branca, dizendo que o Deus da paz enviou Seu Príncipe da paz ao mundo. Mesmo que fez Saulo cair, a graça apenas demoliu e destruiu o poder do velho homem em Adão, mas logo foi erguido ali o “irmão Saulo”, completamente reconciliado com Deus. A graça vem cheia de poder para atuar em homens e mulheres mortos no pecado, atirados no mundo como escravos e inimigos ferrenhos do Deus vivo. Quando parece que Deus está agindo em guerra, realmente ele está no campo de batalha, desferindo seus golpes contra o mal, assim como fez na cruz, para erguer nova criação.
        Quantos louvores posso prestar ao meu Senhor! Ele é maravilhoso em Seu trabalho neste mundo. Sou apenas um pregador do evangelho e sei que Ele pode usar minha voz, como de outros servos Seus. Mas nossas vozes não têm qualquer valor, se o poder da graça não atuar, porque Deus age soberanamente. Eu não posso salvar ninguém; eu posso sim ser amigo, levar alguém para meu convívio religioso e obter simpatia de muitos. Mas não posso realizar os milagres que somente a graça faz. Quantas vezes preguei sem obter qualquer resultado! Quantos homens pregaram o evangelho, sem que nenhuma alma viesse à conversão! Mas quando chega o dia do poder Dele, não há quem possa estorvar Seus intentos eternos e santos!
        Quanto mais me achego às verdades da Palavra, mas posso ver como este mundo é tão terrível, inimigo de Deus e hostil à verdade revelada. Mas é aí que posso ver quão fulgurante é a misericórdia de Deus agindo aqui, porque é exatamente isso o que Ele faz no meio dos homens. Oremos sempre por um grande avivamento em nossos dias, pois queremos ver a atuação transformadora e cheia de vida dessa atuante graça. O mundo hoje está apodrecido no pecado; a mentira religiosa espalhou-se e os homens nem sequer sentem o mal que praticam. Foi isso o que Ele fez em Nínive, capital da Assíria (Jonas), pois quando em tudo parecia que Deus derramaria Sua cólera contra aquele povo, eis que o que Ele fez foi derramar sua compaixão, contrariando a vontade do profeta Jonas. Assim a graça entrou em ação, mostrando impressionante milagre ali. Assim podemos ver que a ação da graça de Deus foi sempre atuante, mesmo no Velho Testamento.
        Ó que mensagem cheia da compaixão de Deus! Que fantástica obra da chamada aos pecadores! Deus ordenou que Seus servos preguem Sua Palavra, porque ela é em si mesma cheia do poder de um Deus fiel e justo, porque quando parecer que nada dá certo, eis que Deus mostrará o quanto Sua palavra é forte e ativa. Ela deve ser pregada fielmente; ela deve ser entregue como ela mesma é, pura em si mesma, porque qualquer mistura com a mentira, eis que anulará a eficácia do evangelho bendito. Deus nunca salvou, nem salvará alguém, a não ser pela verdade (Efésios 1:13).

Nenhum comentário: