segunda-feira, 27 de agosto de 2018

O GRANDE LIBERTADOR (11 de 11)


                            
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. (João 8:32)
                        CONHECENDO A GRANDE LIBERTAÇÃO
        Espero fechar esta mensagem com aplicação clara e eficiente para todos os meus leitores. Estamos lidando com a tão grande salvação que Deus em Sua graça trouxe aos homens. Por essa razão é preciso que saibamos que a grande libertação pode ser vista em todos quantos foram salvos. Todos os verdadeiros crentes, não importando a quantia de pecado que cometeram, todos foram libertos da vil condição onde estavam. O cativeiro do pecado é igual a todos.
        Mas precisamos saber que os crentes ainda lutam contra o poder da carne e enfrentam guerra contra este mundo sob a liderança do pai da mentira. Não há um cristianismo perfeito, sem luta e provações na jornada. É esse o ensino de Paulo nos capítulos 6 e 7 de Romanos, culminando com uma gloriosa aplicação no capítulo 8. O que Paulo ensina é que há o poder do Espírito no crente, o qual lhe capacita a destruir ou mortificar os desejos malignos da carne. O que Paulo está querendo dizer é que por dentro há gemido, até mesmo do Espírito Santo e por fora há combate. Todo verdadeiro crente sabe bem disso, por essa razão procura se encher da palavra, vive em oração e se associa com os santos, na finalidade de combater até o fim. É tão grande essa luta que muitas vezes o crente pensa que nem crente é, por isso Paulo enche o capítulo 8 de promessas do amor de Deus em Cristo por todos os santos.
        Importa que saibamos, também, que a força da carne tenta mobilizar tudo contra a liberdade de subir e alcançar as alturas da glória. Quantos entendem errado a vida cristã! Muitos pensam que somos livres para andarmos como quiser e agradar nossas paixões, porque, segundo eles, fomos salvos pela graça. Mas a verdade é que fomos salvos para uma liberdade que avança para cima e que conquista bênçãos eternais. Viver aprisionado no amor ao mundo é prova clara que não houve plena libertação. A maravilha do poder libertador de Cristo Jesus está no fato que Cristo habita no crente, a fim de revelar a glória Dele ao mundo. Falhar nisso é demasiadamente perigoso, por essa razão Deus opera disciplina nos Seus santos, a fim de que eles sejam de forma prática participantes da Sua natureza (conforme Hebreus 12).
        Mas há uma presença gloriosa e triunfante da libertação vista nos crentes. A conquista da cruz e o temor ao Senhor fazem dos crentes pessoas felizes e quando eles se ajuntam podem demonstrar louvor e adoração.  O mundo não vai e nem pode compartilhar daquilo que pertence somente aos santos. É incrível como das tristezas brotam alegria; das provações brotam forças e da escuridão brilha maravilhosa luz! Por que isso? Porque é esse o sistema da graça operante no viver de cada crente neste mundo.
        Mas será no final de tudo quando haverá plena e perfeita libertação. Como Paulo diz, ainda habitamos neste tabernáculo feito de barro e aguarmos sair dessa prisão terrena, a fim de tomar posse daquilo que é garantida e eternamente nosso. Tudo isso ocorrerá naquele grande dia, quando o Senhor dará Seu brado, ordenando a todos os corpos dos santos que sejam erguidos seus túmulos. Que impressionante júbilo ecoará! O universo inteiro ouvirá os sons perfeitos de júbilos, agora em estado de perfeição eternal.
        Eis aí amigo o vigoroso evangelho que realmente liberta! Nada tem a ver com os mensageiros aproveitadores destes dias. Nosso Senhor veio arrancar os homens desse sistema vil e escravizador, liderado pelo diabo neste mundo. Ele está presente e pronto para salvar; Ele está perto e Seus ouvidos prontos para ouvir o clamor dos aflitos! Não é maravilhosa essa notícia? Por que não clamar a Ele de todo coração? Por que não pedir para Ele ser o teu libertador neste momento?

Nenhum comentário: