quinta-feira, 9 de agosto de 2018

O GRANDE LIBERTADOR (7)


                                  
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. (João 8:32)
O PERIGO DE SER ILUDIDO COM UMA FALSA LIBERTAÇÃO: “Se, pois, o Filho vos libertar...”
        Os homens podem mostrar pelo seu modo de viver as características de uma alma ainda não libertada. Não somente satanás é enganador e ludibria os homens com seus ensinos perigosos e sutis. A natureza humana é ainda mais enganadora; ela sabe bem como manobrar o homem e articula meios religiosos que o mantem preso, sem, contudo perceber que não passa de um pobre escravo do pecado. O escravo não percebe sua condição, senão quando Deus mostra isso. O homem mais religioso que existe, o mais dinâmico em seus conceitos religiosos, o mais zeloso pela sua causa, não passam de pobres escravos do mal. “Pode ser um rei com  poder nas mãos, mas do mal escravo sim”. Por essas razões e outras que devemos ter cuidado, a fim de não sermos levados pelo engano do pecado.
        É fato que todos os verdadeiros crentes são pessoas que sentem sua natureza rebelde contra Deus; em sua carne habitam desejos infames e malignos, por isso os santos de Deus oram e lutam num intenso combate contra o mal. O próprio espírito de batalha contra a carne mostra que a pessoa é genuinamente crente. Por outro lado temos que admitir que a ausência desse espírito de santidade que nos leva ao combate contra o mal está indicando que a pessoa ainda não foi liberta dos grilhões do pecado. Muitos pensavam que eram livres, mas o tempo veio mostrar-lhes que seus corações jamais conheceram o poder salvador e santificador do evangelho. Já conheci pessoas que conheciam bem a mensagem, que estudaram bem as maravilhosas doutrinas e que eram firmes e zelosos na igreja, mas que logo voltaram para suas paixões e lá permanecem. Por isso vale a pena mostrar alguns desses traços, os quais se escondem bem, aparecendo numa ocasião própria.
        Orgulho encoberto e um viver secreto em rebelião contra Deus. Significa que a alma nunca foi quebrantada; que o velho homem em Adão continua ali vivo e disposto a não renunciar o mal. Todos os sinceros crentes carregam certas manifestações de rebeldia, as quais Deus mesmo usa Seus açoites para tirar deles. Mas não é o caso de não crentes. Rebelião não tratada se revolta contra a verdade e foge de confronto com os ensinos bíblicos. O programa atual da nova era tem revelado muitos corações que estão presos ao mundo e cativados pelo sistema mundano que tanto atrai a natureza corrompida e perversa dos mundanos.
        Apego a qualquer iniquidade, mesmo que seja tão simples e insignificante. Novamente digo e afirmo que santos de Deus lidam com determinadas iniquidades no viver e querem escorraça-las de suas vidas no poder de Deus. O não salvo, entretanto, tem um amor secreto e esconde sua iniquidade. Um amor ao dinheiro, ao sexo ilícito, aos vícios, às mentiras, aos ídolos deste mundo e outras coisas semelhantes avisam constantemente que ali está alguém que jamais conheceu o grande libertador, pois Jesus não habita nesse coração. Por mais que Judas se destacasse no serviço de Deus, seu amor secreto pelas riquezas habitava naquele coração. Maldade encoberta e não confessada logo mostrará seus traços horríveis no viver e quanto se multiplica no íntimo.
        Cristo Jesus veio ao mundo para nos libertar desse sistema maligno e do terrível pecado que tanto aflige o homem neste mundo. A alma arrependida está consciente disso, por isso corre para o Senhor, a fim de buscar Nele esse livramento jamais achado neste mundo enganador!

Nenhum comentário: