terça-feira, 21 de agosto de 2018

O CHAMADO DO EVANGELHO (10 de 11)



“Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei...”. (Mateus 11:27)
O ALCANCE DA CHAMADA.
        Já pudemos saber um pouco acerca dos “cansados”. Mas nosso Senhor estende Seu chamado àquele que estão “sobrecarregados”. Mesmo que eu faça todo esforço para explicar o significado original da palavra usada por nosso Senhor, creio que não é difícil entender o que nosso Senhor queria dizer aos pecadores. Os homens não sabem o que realmente significa carregar o jugo do pecado sobre seus ombros, até que Deus mesmo mostre a eles. Quando isso ocorre eles ficam sabem o que é opressão, canseira, enfado desta vida, devido ao peso que eles carregam dia a dia neste mundo. A luta de satanás é fazer com que todos se sintam leves e livres aqui, achando que tudo vai maravilhosamente bem.
        Mas quão terrível é o jugo do pecado! É um fardo insuportável! Os homens não percebem que são escravos, até que Deus abra seus olhos. Eles não percebem as cadeias que lhes prendem, as algemas e os grilhões que lhes fazem servir ao pecado dia a dia. A verdadeira liberdade vem de Deus e é experimentada quando homens e mulheres são livres para andar com Deus e aptos para caminhar pelo caminho do dever, da justiça e da santidade, e isso não ocorre para os pobres escravos do pecado. Veja quando alguém se converte a Cristo. Não é verdade que de repente ele passa a ver sua vil condição? O que ele confessa sua culpa e invoca o Nome do Senhor para ser salvo? Se há confissão é porque o pecado deve sair pela obra da graça. Saulo não veria jamais sua condição de principal dos pecadores enquanto não sofreu aquela queda e cegueira, a fim de poder ver que não passava de um pobre verme desgraçado pelo pecado (Atos 9).
        Para os judeus, especialmente, posso assegurar o quanto milhares descobriram o quanto a lei foi aterrorizante, foi um jugo que ninguém pode suportar. Não que a lei de Moisés foi má, mas sim porque foi essa sua função em revelar aos homens sua impossibilidade de fazer o que Deus quer. Milhares em Israel puderam saber disso. Nos dias do Senhor havia a religião dos fariseus e homens perversos eram os líderes, os quais faziam o povo sofrer com suas exigências sem qualquer compaixão. Todo aquele fardo da lei, as exigências de uma religião hipócrita e outras coisas, sem qualquer dúvida sobrecarregavam os homens. Nosso Senhor observava tudo isso e seu coração compassivo via aquelas ovelhas sem a liderança amorosa de um pastor.
        Além de tudo isso, os homens caem debaixo de um insuportável jugo quando sentem a presença do mal e a crueldade do diabo neste mundo. Quantos percebem que foram iludidos, enganados, saqueados e aviltados! Quantos choram porque percebem que já buscaram recursos nos homens, mas não acharam! Quantos percebem que não há qualquer esperança neste mundo e que o desespero vem assim que a morte chegar para lançar-lhes nos horrores das trevas! Ora, tudo isso faz com que os homens se sintam enfadados de viver. Quando a graça de Deus mostra sua condição tão triste, então eles podem dizer em confissão: “Minha condição tão triste conheceu meu Salvador”.
        E você meu amigo, está sentindo isso agora? Tem olhado para todas as direções e perguntado: “Quem me poderá salvar?” Se isso está ocorrendo é porque Deus em Sua compaixão tem aberto os olhos. Não tem alguém mais bem-aventurado do que aquele que Deus chama. Venho lhe dizer que agora mesmo o Salvador está perto e que é o trabalho dele em salvar perdidos, pois veio ao mundo para isso. Milhares partem para a eternidade sem esse privilégio, porque Deus chama e salva quem Ele quiser, sendo obra misericordiosa Dele.
        Então, hoje é o dia quando você poderá conhecer o Salvador e Sua tão grande salvação!

Nenhum comentário: