quinta-feira, 9 de agosto de 2018

O CHAMADO DO EVANGELHO (8)



“Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei...”. (Mateus 11:27)
O ALCANCE DA CHAMADA.
        Cremos com toda segurança na chamada eficaz da graça de Deus; cremos e sentimo-nos felizes com esse tão poderoso evangelho que milagrosamente opera neste mundo, chamando pecadores para onde a natureza humana jamais quer ir. Cremos firmemente que quando Deus opera, não há quem possa resistir a soberana e poderosa vontade do Senhor em atrair milhares para a tão grande salvação. Mas é claro que nem todos podem escutar de forma obediente a essa chamada. Enquanto alguns são atraídos pela força poderosíssima da graça, outros simplesmente descem para o abismo de trevas.
        Nosso Senhor no texto acima deixa essa verdade muito bem esclarecida para nossas mentes tão incapazes de entender verdades eternas, a não ser mediante a intervenção do Espírito Santo. Observemos bem no texto que nosso Senhor dirigiu suas palavras contra as cidades de Cafarnaum e Betsaida, porquanto Ele havia feito tantos milagres ali e a população não se arrependeu. Que triste verdade! Pensamos que se os grandes sinais e maravilhas encherem uma cidade, eis que logo o povo vai se converter. Mas não foi isso o que ocorreu ali. Então, imediatamente nosso Senhor dirige Seu convite gracioso a quem mesmo? “Cansados e sobrecarregados”. Foi provado que nada, nada mesmo pode atrair o homem, a não ser que Ele chame aqueles que foram marcados para ouvir esse chamar gentil.
        Para entendermos melhor, creio que é bom examinar esses “cansados e sobrecarregados”. Para isso quero aqui tratar do primeiro grupo: os “cansados”. Ora, essas almas podem ser vistas neste mundo, correndo de um lado para outro, voando como pássaros numa gaiola, não tendo como escapar. Essas almas estão assim. Nos dias do Senhor elas procuravam, de forma aflita uma resposta na religião dos fariseus, onde haviam elementos infames e carrascos do povo, afligindo os fracos e ignorantes. Muitas dessas almas procuravam abrigo, segurança e descanso, porque aqui não achavam. Eram ovelhas errantes, sem pastor, sujeitas às atrocidades desta vida.
        Temos muitas almas nessa situação neste mundo. Elas lutam, trabalham, buscando na vida um lugar onde possam descansar, mas não acham. Muitas logo percebem o quanto este mundo é um lugar inseguro e perigoso; muitos lutaram, pensando que achariam descanso no dinheiro, numa bela casa, no conforto, nos amigos, num casamento e noutros meios tão buscados e procurados aqui. Mas logo descobrem que suas almas continuam aflitas, pois não acharam lugar permanente, um porto desejado. Logo elas descobrem que este mundo é um lugar de escuridão e que estão sozinhas, amedrontadas e expostas aos perigos.
        Cristo convida essas almas! Elas são chamadas a esse maravilhoso Salvador, a esse Nome que servirá de refúgio eterno. Que amor glorioso do Senhor pelos perdidos! Milhares de almas encontraram refúgio eterno Nele e dali jamais sairão, pois eles cantam: “Cristo satisfaz minha alma, pois em meu lugar sofreu. Vida, liberdade plena, Sua salvação me deu”. Nessa santa e eterna salvação os pecadores encontram tanta segurança, que ali eles enfrentam todos os perigos e todas as investidas de satanás, sendo fortalecidos no poder da graça. Ali encaram a morte a morte e esperam com tranquilidade o momento quando verão o Senhor face a face e estão com Ele para sempre.
        Com que tristeza vejo multidões sendo levadas pelo engano deste mundo, ao procurar descanso físico. Muitos são enganados pensando que acharão sossego e paz para suas almas, seguindo os métodos deste mundo enganador. Alguns confiam em psicólogos e psiquiatras e não na simplicidade das Escrituras, por isso sofrem ainda mais, não achando nada permanente.

Nenhum comentário: