segunda-feira, 20 de agosto de 2018

O CHAMADO DO EVANGELHO (9)



“Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei...”. (Mateus 11:27)
O ALCANCE DA CHAMADA.
        O evangelho bíblico é poderoso e eficaz, porque Deus jamais há de trabalhar em vão. A mensagem santa sempre haverá de glorificar a Deus, ou salvando os arrependidos ou punindo os rebeldes. Sendo um trabalho soberano, eis que o evangelho jamais há de esperar as decisões dos homens, porque sabemos que a vontade dos homens está submetida e escravizada ao pecado. Por isso nosso Senhor, no texto acima deixa bem claro que sua chama se estende aos cansado e sobrecarregados. Ora, é assim que acontece nas necessidades físicas dos homens. Se todos os habitantes de Ribeirão Preto estiverem sentindo sede intensa, logicamente procurarão agua; se estiverem faminto, hão de buscar comida; se estiverem enfermos vão procurar médicos. O evangelho age da mesma forma, porque a via iluminada da graça é para os cansados e sobrecarregados.
        Quem são os “cansados”? Para quem nosso Senhor dirigia tais palavras? Certamente são aqueles que não aguentam mais a caminhada neste mundo, porque percebem logo que não há uma chegada, que não há um porto seguro onde podem sentir a paz e o conforto que tanto suas almas buscam. O mundo é assim. Muitos percebem que estão cercados de ilusão; muitos lutam para encontrar abrigo seguro e conforto aqui, mas descobrem que não há. Muitos, por exemplo, lutam para achar conforto numa casa bonita e bem arrumada, mas logo descobrem que nada disso dá alegria e prazer à alma. Muitos pensam que o dinheiro é a fonte da felicidade, mas são vencidos diante do fato que aquilo que conseguiram comprar, como um carro, roupas, joias, boas refeições, etc. nada disso enche suas almas. Por isso sentem o medo e o desamparo porque se acham sozinhos diante da insegurança que este mundo dá.
        Também, o dia a dia se torna uma rotina enfadonha. Vejo quantos querem fugir dessa canseira de serviço procurando gastar com viagens, passeios e outros divertimentos, mas logo aquilo acaba e o vazio na alma volta com poder. Os homens neste mundo estão sempre se debatendo como pássaros numa gaiola, porque não há saída dessa prisão mundana. O mundo é um deserto, mas satanás não permite que a multidão veja que essa caminhada culmine com a morte, por isso seu trabalho consiste em mostrar que lá adiante haverá felicidade e prazeres. Eu mesmo fui nascido e criado numa família bem pobre no interior da Bahia. Hoje lembro muito bem de como tios e primos lutaram e sonharam por uma vida de riqueza aqui e morreram nessa ilusão.
        Mas o fato é que têm almas que são alcançadas pelo chamado do evangelho e essas almas são aquelas que se cansam. Judas presenciou sua ilusão e loucura em buscar felicidade na fortuna, mas em seu orgulho preferiu por um ponto final em sua existência terrena mediante o suicídio. Milhares são atingidos pela ira de Deus, enquanto milhares são alcançados pela graça da chamada divina. A bondade da graça salvadora tem dado a muitos peregrinos e forasteiros a bênção de ouvir a doce voz de salvação. Muitos que vivem na tristeza e decepções desta vida têm achado em Cristo a doce verdade da salvação; para essas almas Cristo é o Porto Seguro de suas vidas; para eles a alegria e felicidade foram achadas no grande e glorioso Salvador. Eles podem cantar a doce sinfonia da graça achada num antigo hino: “Ó Jesus! Achei descanso em teu terno coração! És manancial de gozo e consolação!”.
        Tudo isso é ajuntado agora, a fim de convidar os pecadores cansados ao arrependimento. Vem alma cansada a Cristo! Tua alma está vazia? Estás cansado desta vida oca e infrutífera? Estás cansado de viver enganado pelo pecado, pelo mundo e pelo príncipe mentiroso que governa este sistema? Eis o Senhor que venceu tudo isso, vindo aqui para dar-se a Si mesmo a fim de salvar perdidos como eu e você!

Nenhum comentário: