quarta-feira, 8 de agosto de 2018

O Chamado do Evangelho” (7)



“Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei...”. (Mateus 11:27)
O PODER DA CHAMADA.
        Podemos avançar um pouco mais no entendimento dessa verdade. Sabemos que Deus sempre usou e usará Sua poderosa e eficaz Palavra, a fim de criar do nada as coisas. Os homens no pecado existem naturalmente, mas não como homens espirituais, por isso estão mortos. Uma vez mortos em seus delitos e pecados, eis que não existem para Deus, porque o verdadeiro homem, o homem interior morreu. Assim, não há quem possa dar vida aos homens. Toda nossa estratégia será inútil; todo nosso esforço resultará em decepção, porque não há quem possa ressuscitar alguém dentre os mortos, a não ser somente Deus.
        Também, o chamado do evangelho é um poder suficiente para alcançar os objetivos eternos. Deus não brinca com Sua Palavra, porque tudo funcionará conforme os santos objetivos traçados desde a eternidade. Muitas vezes um pregador luta incansavelmente para alcançar pecadores, mas seus esforços são inúteis, porque não há nenhum sinal de que uma alma se arrependeu e se converteu a Cristo. Isso acontece somente quando Deus quer e no tempo Dele. Se examinarmos bem a história veremos que boa parte dos homens que Deus salvou foi obra unicamente Dele, sem que usasse qualquer instrumento humano. Foi Deus mesmo quem chamou Abraão, falou com Noé, Jacó e muitos outros. Tudo isso vem nos dizer o quanto a Palavra de Deus é suficiente para alcançar Seus planos soberanos.
        Por outro lado vemos que é da vontade Dele falar aos homens usando homens convocados por Ele para essa atividade. Àqueles que Ele chama, Ele mesmo concede-lhes poder, porque não há como realizar Seu trabalho aqui, sem que tenha sido comissionado por Ele e fortalecido para tal serviço. Homens que foram chamados sentiram o quanto eram indignos para tal função. Ninguém imaginava que Saulo de Tarso seria salvo e habilitado para a pregação aos gentios no mundo inteiro. Mas foi exatamente isso o que aconteceu, porque após à sua conversão o Senhor disse a Ananias que ele fora salvo e chamado para levar o evangelho aos gentios, além do fato de sofrer por causa do Nome do Senhor. Quem se atrever a ir sem essa santa convocação, certamente se dará mal lá adiante. No capítulo 23 de Jeremias vemos como Deus trata duramente os falsos profetas que queria falar o que jamais havia autorizado a falar.
        Também o chamado do evangelho é um poder irresistível para os arrependidos. Todos os que foram chamados, realmente foram atraídos por Deus e para Deus. Acontece na salvação a mesma força que atraiu Lázaro do sepulcro. Pregadores precisam ter essa plena confiança nesse poder; devem esperar em oração e santidade o momento certo, a ocasião exata, quando Deus dará ordens para que os pecadores se convertam e venham à tão grande salvação. Que grande espetáculo da graça! Quantas maravilhas acontecem neste mundo, quando Deus chega aos homens mediante Seu poder vivificador! Para mim esse fato me traz tanto estímulo e coragem. Quantas vezes tentei forçar o trabalho de Deus! Quantas vezes quis “dar uma mãozinha” para Ele! Tudo em vão, tudo inútil. Onde o braço do homem age, Deus tira Seu forte braço.
        É claro que para milhares a Palavra de Deus chega com poder endurecedor. Conheci várias pessoas que receberam essa visitação terrível da palavra, porque endureceram seus corações contra a verdade. Muitos simplesmente partem para a morte eterna nessa condição de embrutecimento e insensíveis à verdade da salvação. Muitos caem em ciladas armadas por satanás através de falsos mestres e dali eles jamais conseguem sair. Não é um momento agora para que corações se humilhem e arrependam de seus pecados?

Nenhum comentário: