quarta-feira, 1 de novembro de 2023

GRANDES PROMESSAS PARA A ETERNIDADE (5)

 


Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente” (Daniel 12:3)

AS GRANDES LUZES DO UNIVERSO: “Os que forem sábios resplandecerão como o fulgor do firmamento…”

Quem são os sábios que aparecem nesse verso de Daniel 12:3? Tudo deixa claro que são todos os que foram santificados pela graça, para que todos vejam quão preciosa é essa promessa que envolve a eternidade No livro da sabedoria vemos que a sabedoria é a mais preciosa joia que homens e mulheres devem se ocupar em achar e não tem algo mais marcante no coração de um homem do que chegar ao conhecer o temor ao Senhor, pois significa que algo mudou sua vida. Quem são os sábio? Conforme a bíblia, os sábios são os que deixam suas loucuras pelo pecado e correm para Deus. Os sábios, conforme a linguagem bíblica são os que tiveram seus olhos abertos e podem ver os tremendos perigos que cercam suas almas, por isso buscaram a salvação e a acharam em Cristo. A sabedoria deles foi e é mostrada no fato que eles viram sua miséria, cercados pela ira de Deus e perante perigos que ameaçavam jogá-los no terror da Ira vindoura, por isso acharam o socorro e salvação em Cristo.

Posso avançar ainda mais em mostrar que os sábios são aqueles que deixaram suas loucuras e pela fé, em santa confissão e invocação buscaram socorro do Alto, a fim de escapar do inferno embaixo. Usando outros termos bíblicos, vemos que a sabedoria de Deus é reservada para os mansos, humildes, quebrantados e contritos de coração, porque o Senhor tem prazer nessas almas. Aliás, Cristo Jesus veio ao mundo à busca dessas almas, revelando assim o quanto o Deus triuno opera Sua tremenda salvação no meio dos homens e assim, os sábios são os que deixaram seus caminhos tortuosos e correram para Cristo, à busca da tão grande salvação. Onde eles estão? Olhe um verdadeiro crente e veremos um sábio, uma obra notável da graça de Deus. Olhe a vida de um Abel e veremos um sábio que correu e achou o perdão dos seus pecados no sangue do Cordeiro. Olhe a vida de Enoque, eis um homem que revelou sabedoria na disposição de andar com Deus. Ora, passemos por todos os santos; contemplemos pela fé todos os eleitos de Deus e veremos o que a graça misericordiosa fez na vida de milhões que foram alcançados, perdoados, purificados e justificados por Cristo na salvação. Eles são os sábios.

Consideremos esses sábios de um ângulo diferente. Eles são considerados loucos pelo mundo, mas isso não importa porque o céu não os vê assim. Notem bem como eles conseguem viver fugindo do mal neste mundo; como podem, como José na casa de Potifar escapar das garras de uma mulher adúltera; como podem como Moisés desprezar as riquezas do Egito, a fim de sofrer com um povo simples na longa caminhada de quarenta anos pelo deserto, porque via uma recompensa imensa e eternamente melhor. A sabedoria dos salvos está focada no Sábio Salvador e Senhor, o qual se humilhou e veio aqui, se entregando na cruz para salvar Seu povo e levá-lo para o céu.

Quer ver esses santos no mundo? Veja como são desprezados até mesmo por parentes e amigos. A sabedoria fez deles homens e mulheres peregrinos e forasteiros, tornando o mundo aqui uma terra estranha. Por isso, no trajeto rumo ao céu eles sofrem por amor da justiça de Cristo, na qual foram aceitos. Com essa insígnia eles logo são descobertos pelo mundo como pessoas indesejáveis aqui e que aqui nada acharão de troféus e honras.


Nenhum comentário: