quinta-feira, 23 de novembro de 2023

CHAMADOS A BUSCAR O SENHOR (4)


Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do Senhor?” (Sofonias 2:3)

A ORDEM É DADA: “Buscai ao Senhor…”

Meu amigo, me esforço para mostrar o quanto o evangelho bendito ainda está em plena atividade na face da terra. Nossos olhos fixam nesses maravilhosos e graciosos textos, onde vemos Deus chamando os pecadores a buscar a Ele, como o texto de Sofonias 2:3. O livro de ainda está falando e esta geração ainda pode ouvir que há um Salvador a salvar. Ele ainda não deixou Seu trono de misericórdia para assentar-se no trono de juízo. Os pecadores no mundo inteiro devem saber que o Homem perfeito está assentado ao lado do Pai, representando o homens no céu. Não tem outro nome, nem o de Maria ou outro mediador. Ele é o único (Atos 4:12).

Já pude mostrar o quanto a bíblia inteira é uma exposição da Pessoa santa do Salvador – o Senhor Jesus. Satanás tem medo da bíblia, porque toda vez que ela abre sua boca, ela falará de Cristo. Então, satanás tenta silenciar essa voz. Isso ele faz tentando destruir as sagradas letras, ou então tornando o livro de Deus como tendo um valor para os interesses supersticiosos e idólatras dos homens. Os falsos mestres estão aí habilitados a usar de fraude e manipulação e isso eles o fazem para o prejuízo deles mesmos, porque serão punidos por tratar o livro santo como eles o fazem.

Mas quero avançar em comentar o texto de Sofonias 2:3, na frase: “Buscai ao Senhor…”. Notemos bem que Deus está autorizando a buscá-lo. Esse fato é de singular importância, pois estamos lidando com o Deus que tudo fez, faz e o fará segundo Sua vontade. Talvez eu esteja repetindo assuntos já tratados, mas determinadas verdades são tão preciosas que precisam ser repetidas. A verdade é que se Deus não autorizar pecadores a buscar o Senhor, ninguém irá buscá-lo. Deus sempre lidou e lidará com o poder da Sua palavra, a fim de atrair o que ele chama. Foi assim na criação, pois chamou as coisas não existentes e elas vieram a existir. É assim também o que Ele faz quando está operando o que a bíblia diz em Efésios 2:10 e 2 Coríntios 5:17 – a nova criação.

Creio que será de grande valor se eu puder expor melhor esse assunto. Viso realçar isso em razão que a mensagem humanista tem prevalecido em nossos dias, para o prejuízo da igreja e do mundo. Tudo hoje gira em torno da vontade dos homens e até mesmo um sistema religioso foi inventado, onde a divindade tem a função de servir aos interesses da sociedade, como se os homens fossem vítimas de um Deus tirano. Mas isso não é novidade, porque o pecado em toda sua manifestação é uma forma de dizer que Deus é injusto, porque quer tirar a felicidade dos homens. Notemos o pecado do rei Davi com Bate-Seba, pois ao pecar ele tomou a dianteira de Deus e se adentrou no ambiente onde suas paixões seriam satisfeitas, ignorando o fato que Deus presenciava tudo. Em sua confissão no Salmo 51, Davi declarou que ele era culpado e que Deus era justo no julgar.

Então, afirmamos que a salvação é totalmente de Deus e as razões são óbvias. A primeira, é que Ele mesmo planejou tudo na eternidade (Efésios 1:4). A segunda razão é que Ele está lidando com homens que caíram e que a queda não foi algo sem importância, como muitos tratam a queda. Na queda o homem não ficou distanciado de Deus; o pecado não foi um ato em que o homem simplesmente se afastou com possibilidade de retornar. O pecado matou o homem, pois o pecado só tem um efeito – a morte. O pecado, por assim dizer, cortou a respiração do homem. Sendo assim, Deus está lidando com mortos e não com homens vivos, esperando deles uma decisão.

Nenhum comentário: