segunda-feira, 27 de novembro de 2023

CHAMADOS A BUSCAR O SENHOR (5)

 

Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do Senhor?” (Sofonias 2:3)

HÁ UMA CONVOCAÇÃO ESPECÍFICA: “Buscai ao Senhor vós todos os mansos da terra…”.

É espantoso ver quem Deus está chamando: “...todos os mansos da terra…”. Acho isso notável, porque esse chamado parece que não se ajusta aos nossos pensamentos e emoções, quando comparamos com outros chamados vistos nas Escrituras. Não é verdade que ele chama homens culpados, condenados, transgressores, mentirosos e todo tipo de pecadores ao arrependimento? Como poderia um Saulo de Tarso chamado de “manso”? Como poderia aquele ladrão na cruz que foi salvo ser chamado de manso? O que devemos fazer quando achamos um texto como esse visto em Sofonias 2:3?

Mas nós somos desafiados a examinar rigorosamente isso, para saber o que Deus está dizendo. Afinal, na palavra de Deus não há contradição. Normalmente vemos os “mansos” como pessoas crentes, porque mansidão é visto por nós como efeito da salvação. Temos visto na bíblia que os homens no pecado são vistos na bíblia como elementos armados e em pé de guerra contra Deus. Como podem ser chamados de mansos? Mas vamos seguir o que Deus está nos ensinando no texto, sem nos afastar, procurando inventar coisas. A bíblia tem a resposta naquilo que não entendemos.

O que nosso Senhor está querendo dizer quando chama “todos os mansos da terra”? O que significa ser manso? Obviamente estamos olhando do ponto de vista de Deus e não do homem. Ser manso não significa que a pessoa é medrosa em relação aos seus semelhantes, pois vemos que os homens mais santos que já passaram pelo mundo não eram em nada medrosos, tímidos. Vemos isso em Abraão, Moisés, David e longa fila segue adiante.

Acho que devemos ver mansidão de forma positiva, porque Deus está chamando aqueles que pararam de lutar contra Ele, e isso significa ser “manso”. É impossível o homem deparar-se com um Deus misericordioso sem entregar todas as suas armas. Fale de Saulo de Tarso que era um homem feroz e assassino, mas quando a luz da glória de Cristo brilhou perante ele, fazendo-o cair, então todas as suas armas lhe foram tiradas (Atos 9). Será que entendemos isso? O arrogante Saulo achou que era um invencível, até que tombou como Golias perante o invencível Rei da glória.

Vamos pensar na prostituta Raabe que tem sua história contada de forma inspirada em Josué 2 (todo capítulo). Como podemos dizer que ela foi vista como uma pessoa mansa? Sim. A cidade inteira de Jericó estava fechada e o povo estava sem saber lutando, não contra Israel, mas sim contra o Deus de Israel. Mas ali estava uma alma que por anos no coração confessava crer no Deus verdadeiro. Então, quando os dois espias chegaram ali, encontraram não uma mulher em defesa do seu povo, mas sim em defesa de sua fé. Diante do Deus de Israel Raabe jogou fora todas as suas armas de Defesa, separou-se no coração do seu povo e passou a defender o povo de Deus. Raabe foi salva? Claro! Deus enviou os dois espias para que eles fossem os evangelistas dela e eles viram um pecador que foi amansado por Deus e que já havia entregue suas armas de defesa e de ataque. Ao parar de lutar contra Deus, Raabe estava cheia de temor ao Senhor e sua fé a levou a entrar na guerra contra os inimigos do povo de Deus. Assim Raabe foi salva com todos os seus familiares e entrou jubilosa para fazer parte não só de Israel, como também da linhagem de Cristo, pois casou o filho que teve foi da descendência de onde veio Jesus.

Nenhum comentário: