quinta-feira, 30 de novembro de 2023

CHAMADOS A BUSCAR O SENHOR (8)


Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do Senhor?” (Sofonias 2:3)

O QUE OS MANSOS DEVEM BUSCAR: “...buscai a justiça, buscai a mansidão…”

BUSCAR A JUSTIÇA

Chegou o momento para aquela parte de grande importância para o entendimento do evangelho e sua mensagem no texto: “...buscai a justiça, buscai a mansidão…”. Parece que Deus está se contradizendo em suas palavras, mas o fato é que não há qualquer contradição; todo nosso problema é que não entendemos o que o texto quer nos ensinar. Mas eu sei que com a iluminação dada pelo Espírito Santo, em nos guiar em toda verdade é que podemos compreender o que o Senhor quer nos ensinar.

A pergunta é, porque o Senhor ordena que os mansos busquem a justiça e a mansidão. Oras, se eles são mansos é porque são justos, assim não precisam de justiça. Se são mansos é porque não precisam mais de mansidão. Mas aqui está a lição que tanto mostra a beleza do evangelho. Quando Deus chama o homem a buscar a justiça, é porque ele se vê desprovido da perfeita justiça. Se Deus chama o manso para que ele busque a mansidão é porque, o fato de buscar mansidão significa que ele está desprovido do seu arsenal que carregava consigo.

Amado leitor, notemos bem que o texto de Sofonias nos envolve com a chamada do evangelho. O homem que carrega sua justiça própria é alguém envaidecido, que segue a vida achando que tem consigo as qualidades para ser um merecedor de Deus. Mas quando o evangelho chama o homem a buscar a justiça, imediatamente seus olhos são abertos e ele passa a ver quão sujo está, quão devedor é diante de Deus e quão incapaz é de pagar sua dívida, a fim de sanar sua culpa perante Deus.

A obra mais importante do evangelho na salvação é revestir o pecador da justiça que é achada somente em Cristo. É essa a principal mensagem que reveste as bem-aventuranças em Mateus 5: “Bem-aventurado o que tem fome e sede de justiça…”. A justificação é a doutrina chave do evangelho apresentado em Romanos capítulos 3,4 e 5. A salvação bíblica é fundamentalmente perfeita justiça, sem isso não há salvação. Por trás de toda essa invencionice religiosa que vemos hoje está escondida a trapaça dos homens em se justificar.

O que ouvimos hoje não é o evangelho de Paulo, mas sim a mensagem humanista que tanto satisfaz a natureza que tenta se disfarçar perante Deus. Falei no início que o evangelho bíblico vem primeiramente arrancar os trapos do homem, assim como Deus condenou as vestes de Adão e Eva, feitas de folha de figueira. Os homens são extremamente orgulhosos e fugitivos, procurando se ocultar a todo momento, especialmente quando acham uma religião das obras.

Notemos bem o quanto a bíblia em sua mensagem lança luz sobre a triste condição do homem em Adão. Notemos bem que foi essa a principal mensagem dos profetas, para desarmar o homem de suas intenções perigosas. Vemos essa verdade no início do livro de Isaías, quando o Deus da verdade chama a atenção, condenando a religiosidade falsa de Israel (Isaías 1) e chamando o povo ao arrependimento. Foi essa a mensagem incansável do profeta Jeremias, mostrando o pecado da nação e a necessidade que o povo tinha de se humilhar, se arrependendo de suas obras perversas, pois somente assim os juízos de Deus não cairiam sobre eles por meio dos caldeus. É essa a mensagem que João Batista pregou, condenando a farsa religiosa e social de Israel e chamando o povo ao arrependimento na prática. É essa a mensagem que Deus ordena que seja pregada em qualquer tempo e em qualquer lugar.

Nenhum comentário: