terça-feira, 28 de novembro de 2023

CHAMADOS A BUSCAR O SENHOR (6)


Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do Senhor?” (Sofonias 2:3)

HÁ UMA CONVOCAÇÃO ESPECÍFICA: “Buscai ao Senhor vós todos os mansos da terra…”.

Caro leitor, devo prosseguir na tentativa de mostrar biblicamente o que significa ser “manso”. Já mostrei que não está tratando de ser mole, medroso e covarde, mas sim de uma atitude de humilhação perante o Deus da bíblia. É impressionante como a bíblia mostra os homens no pecado em contínua atitude bélica contra Deus. E não há no homem qualquer disposição por si mesmo de render-se a Deus, entregando suas armas de ataque e defesa a Ele. Se não for por um chamado de Deus e uma obra de reconciliação feita pelo próprio Deus, por meio de Cristo, os pecadores não se rendem nem um pouco. Nunca a reconciliação parte do homem para Deus, mas tão somente de Deus para o homem: “fostes reconciliados” (Romanos 5).

Assim compreendemos que em Sofonias 2:3 Deus está chamando o homem arrependido, porque no arrependimento o homem se torna manso. Notemos o que o Senhor fez com Zaqueu. É notório que Zaqueu era um cobrador de impostos para Roma, por isso era tratado com desprezo pelos judeus. Quando checamos Lucas 19, vemos que houve na vida daquele homem o poder irresistível da graça, atraindo-o para encontrar-se com Cristo. Para alguém receber Jesus, como Zaqueu O recebeu é preciso que todo aquele arsenal que tem no coração seja deposto, e foi o que aconteceu com Zaqueu. No final desse encontro salvador surge o homem manso, segundo aquilo que Deus faz: “...Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens…” (Lucas 19:8). Quem fez isso na vida de um homem amante do dinheiro? Foi Deus!

Voltando ao texto de Sofonias 2:3, vemos que há uma ordem dada a eles: “Buscai” e essa ordem impulsiona à ação da fé. Veja bem o que Deus está nos ensinando no texto, pois em tudo vemos os atos poderosos da atuante graça. Quando Deus chama, então os pecadores vão à busca dele. Por quê? A resposta clara está no fato que Deus não está subordinado ao poder de decisão do homem. Afinal, que poder de decisão os homens têm em relação a Deus? Nenhum! Veja bem que se o Senhor não agir usando o poder do evangelho, ordenando que pecadores vão buscá-lo, nenhuma deles irá. A ordem vinda da graça impulsiona a ação da fé. Sem essa chamada soberana os homens permanecerão como estão dia a dia em seus pecados. Não haverá qualquer sinal nos dedos, nos pés, nos lábios, nos olhos, etc. Que funcione em relação a Deus. Eles estão no pecado e todo deles, em todos os aspectos só funciona em relação à vida inútil que eles têm.

Em tudo isso vemos como a mensagem de Sofonias 2:3 expõe um Deus que opera segundo Seu soberano poder. O evangelho da glória funciona no dia do poder do Senhor (Salmo 110:3). Quando Ele ordena que homens vão à busca Dele, então maravilhas começam a ocorrer na face da terra, porque o Príncipe da paz entra em ação, a guerra finda, o reino do mundo começa a tremer e as forças do mal passam a se esconder, pois Deus está chamando os homens a buscá-lo. Não é isso maravilhoso? Ele está ordenando que pecadores, caídos, mortos no pecado sejam despertados, se ergam dos seus túmulos e saiam à busca do Deus que salva. Enquanto a voz do Senhor não ecoam pelo poder do evangelho, isso não acontecerá. Pregamos o evangelho na certeza que o Deus que chama pecadores ao arrependimento pode operar maravilhas a qualquer momento, e essas maravilhas encantam os nos céus e estremecem este mundo maligno.

Nenhum comentário: