sexta-feira, 17 de novembro de 2023

CHAMADOS A BUSCAR O SENHOR (1)


Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do Senhor?” (Sofonias 2:3)

INTRODUÇÃO: O livro de Sofonias, não obstante ser um livro pequeno, é um livro de apenas três capítulos, mas de forma impressionante trata da ira de Deus. Deus está falando às várias nações sobre o fato que derramaria Sua ira e vários foram os povos que na história foram varridos da face da terra. Nunca houve tanta falta de profetas em nossos púlpitos como ultimamente. Têm muitos falsos profetas, homens que se ergueram a si mesmos para enganar a multidão, como sempre fizeram os falsos profetas na história.

Mas não estou falando desses elementos carregados de ganância. Precisamos de profetas, homens que sobem nos púlpitos e pregam o “Assim diz o Senhor!” e fazem isso no poder e autoridade da Palavra de Deus. Sim, são desses que realmente carecemos. O Velho Testamento narra a história do reino do norte em Israel numa divisão começada por Jeroboão, formando duas nações, no sul tinha Jerusalém como capital e no norte Samaria. O reino do norte durou um pouco mais de 300 anos e sua história foi de idolatrias, invejas, assassinatos e nunca houve um rei que temesse a Deus para chamar o povo para perto do Deus de Israel.

Mas foi para aquela nação apostatada da verdade que Deus mais levantou profetas, homens como Elias, Eliseu e outros. Por quê? Porque é quando um povo está mergulhado nas trevas da idolatria e da maldade é que mais precisa ouvir acerca da Palavra de Deus. Quando a igreja fracassa, profetas de Deus erguem a voz anunciando o “Assim diz o Senhor!”. É exatamente o que precisamos tanto em nossos dias aqui no Brasil. Sem dúvida, outros povos também precisam, mas falo pelo meu povo Brasileiro.

O que o povo precisa saber acerca de Deus? O falso, humanista e ecumênico evangelho tem publicado uma divindade do tipo que o homem natural sempre quis. É aquele deus que combina com o estilo de vida do homem no pecado e que é usado apenas para suprir suas necessidades físicas e psicológicas. É o que vemos e o que ouvimos em nossos dias. Qualquer divindade feita ou pela mão ou mesmo criada na mente dos homens é exatamente o que é a pessoa que criou. É o que diz o Salmo 115:8: “Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam”.

Então, um livro como o do profeta Sofonias não será bem recebido, nem qualquer mensagem extraída dali, a não ser que seja um texto tirado do seu contexto. Mas a verdade permanece que nossos dias tão afastados da verdade bíblica, precisam de mensagens que tratam da ira de Deus. Satanás publicou um deus papai Noel e pôs nele o nome de Jesus. Temos hoje uma mensagem de um evangelho unilateral. Ora, satanás sabe bem o quanto uma religião sem qualquer fundamento bíblica, com uma mensagem distorcida agrada em demasia o coração corrompido do homem no pecado. O que o povo hoje precisa saber acerca de Deus? É que Deus vai derramar sua ira sim, sobre o Brasil. Ele já tem manifestado Seus atos punitivos de várias maneiras e não há de falhar quando chegar a vez de trazer punição aos homens que vivem atrevidamente em seus pecados. Chegou o momento para que todos sejam avisados que chegará a ira de Deus a qualquer momento.

É no meio dos juízos que a misericórdia de Deus entra em ação, trazendo as maravilhas da graça salvadora. Então, veja em Sofonias 2:3 a luz da graça que brilha no meio do terror do juízo. Em nossos dias sentimos o cheiro do juízo de Deus. Acontecimentos marcantes da ira de Deus estão deixando o mundo atordoado. Mas eis que a graça aparece com a mensagem triunfante: Chamados a buscar ao Senhor!

Nenhum comentário: