segunda-feira, 6 de novembro de 2023

AS GRANDES PROMESSAS DA ETERNIDADE (8)

 



Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente” (Daniel 12:3)

AS GRANDES ESTRELAS DA ETERNIDADE: “... e os que a muitos…”

Prezado leitor, a segunda lição que o texto nos mostra nos leva ao serviço feito pelos sábios. Já pude mostrar o quanto a doutrina da justificação é um dos mais poderosos ensinos expostos na Palavra de Deus. Eu poderia afirmar que, dentre os ensinos que diz respeito à salvação dos crentes, a doutrina da justificação é a base. Vemos isso em toda Escritura, tanto no Velho como no Novo Testamento. E o mais significativo nisso tudo é o fato que essa doutrina envolve tanto a salvação eterna do crente, como também o viver dele. A justiça é o modo de vida que Deus, através dos crentes mostra ao mundo. É o ensino que Paulo expõe maravilhosamente em Romanos 6, onde os salvos, (crucificados com Cristo e identificados com Ele na ressurreição), são apresentados como sendo agora servos da justiça (Romanos 6:18).

É claro que vemos em Daniel 12:3 os sábios no serviço, mas, qual serviço: “e os que a muitos conduzirem à justiça…”. Que dinâmica lição para nossas vidas! O que vemos neste mundo? Vemos que toda atividade neste mundo é prática da injustiça e João diz em sua 1 carta que todo pecado é injustiça. Obviamente, estamos tratando daquilo que Deus nos mostra em Sua palavra, no tocante às práticas dos homens infiéis neste mundo. Em Romanos 1:18 Paulo diz que os homens ímpios detêm a verdade pela injustiça. Diante do que a bíblia apresenta acerca do pecado e do estado depravado dos homens, a conclusão é que o pecado neste mundo é uma proclamação de total injustiça. O que o pecado fez foi alastrar sua epidemia de pensamentos e atos de injustiça por toda raça.

Como Deus vê o homem? Ele não vê diferenças sociais, culturais, na cor, na religião, na língua, etc. Ele vê todos os caídos em Adão como pesados em Sua santa balança e achados em falta. A religião das obras que é tão comum em nossos dias enxerga são potenciais nos homens em relação a Deus e essa mentira tem causado males tremendos à sociedade e com isso satanás tem procurado enfraquecer a mensagem do evangelho. O evangelho não mostra a visão de uma equipe de teólogos que procuram ver como alcançar os homens usando métodos aqui e outros ali. Os homens são todos iguais, caídos em Adão e compenetrados em desafiar Deus em seus atos perversos. Paulo deixa esse assunto esplendidamente esclarecido em Romanos 3. Além de mostrar que todos, judeus e gentios estão debaixo do pecado, Paulo usa os textos extraídos do Velho Testamento, a fim de mostrar o que os homens fazem com suas bocas, mãos, pés, pensamentos e intenções. Sem dúvida temos ali no capítulo 3, a partir do verso 9 uma verdadeira exposição da depravação total.

Então, tendo isso em mente é que podemos aplicar o ensino que nos traz Daniel 12:3: “...e os que a muitos conduzirem à justiça…”. Impressionante serviço! Somos desafiados a encarar isso. O texto está afirmando que se conduzirmos muitos à justiça, brilharemos eternamente. Não é algo marcante que vem mexer com nosso ser? O que quero ser ainda mais na eternidade? Desejo ser uma estrela que brilha eternamente? Então, diante dessa promessa temos um serviço a fazer que é conduzir muitos à justiça.

Nenhum comentário: