quarta-feira, 22 de novembro de 2023

CHAMADOS A BUSCAR O SENHOR (3)


Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do Senhor?” (Sofonias 2:3)

A ORDEM É DADA: “Buscai ao Senhor”.

Amado leitor, lembremos bem que na bíblia Deus se apresenta como o único Salvador. Vemos essas afirmativas especialmente no livro de Isaías. Além disso, nosso Senhor apresenta Seu Servo, o Senhor Jesus como Seu Braço forte (Isaías 53), cuja salvação seria apresentada para o mundo inteiro. Envolvamo-nos com o fato que o objetivo de Deus é a salvação dos perdidos no mundo inteiro, pois foi a promessa feita a Abraão, que por meio dele todas as nações da terra seriam abençoadas, conforme Gênesis 12.

Assim, a chamada vista em Sofonias 2:3 mostra a longanimidade e misericórdia de Deus em grande atuação na face da terra, conforme ele mesmo fala em 2 Pedro 3:9. Por que ainda o Senhor não destruiu este mundo maligno? Por que suporta por tantos milênios as maldades dos povos? Dentro desse corredor de ódio é que vemos essa disposição de Deus em chamar pecadores para Sua tão grande salvação. O que vemos em profecias, Salmos e outros ensinos do Velho Testamento, vemos essa realidade com a chegada de Cristo, nascendo aqui e tomando o rumo da cruz, mesmo sob as terríveis ameaças do mundo, do diabo e até mesmo dos judeus. O episódio foi ao tope da maldade com os gritos da multidão: “Crucifica-o!”.

Também, não podemos nos desligar dos planos eternos dessa salvação. A bíblia mostra que Deus tem um povo escolhido e que Ele tem em vista alcançar esse povo. Se sairmos dessas tremendas verdades, inevitavelmente nos perderemos em nossas conclusões toscas e que não mostram um final que glorifique a Deus. Quando o anjo falou com José sobre o nascimento daquele ser que estava no útero de Maria, o anjo deu o nome de “Jesus” e explicou por que: “Porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:21).

Nosso Salvador andou no meio dos inimigos, enfrentou satanás face a face, lidou com o perigo da morte a todo instante, mas Sua face estava sempre voltada aos pecadores que Ele veio buscar. Ei-lo na casa de Simão e como recebe a mulher adúltera, para dar-lhe as palavras de perdão e paz (Lucas 7:36). Nosso Senhor jamais usou de manipulação mental ou emocional; jamais buscou satisfazer os desejos carnais, nem inventou uma salvação medíocre, a fim de ter pessoas consigo. Ele sabia com quem estava conversando, pois conhecia o coração do homem, como sendo enganoso e enganado. O Senhor não facilitava o caminho aos pecadores, pelo contrário, ele sempre punha obstáculos, a fim de ver os que realmente queriam enfrentar os custos em segui-lo. Suas palavras eram palavras de vida eterna e as sagradas letras revelavam o poder espiritual delas, por isso muitos não suportavam suas palavras, porque não agradavam seus ideais carnais e mundanos, como vimos no final de sua preleção em João 6.

O que vemos em Sofonias é a graça atuante do Senhor em chamar pecadores: “Buscai ao Senhor!”. Que palavras fantásticas! Elas mostram um Deus que veio revelar Seu infinito amor em Cristo pelos pecadores, por isso Ele ordena: “Buscai ao Senhor”. Outro detalhe de grande importância é que vemos Deus falando com Deus nesses maravilhosos livros proféticos. Vemos uma Pessoa da divindade falando com outra Pessoa ou apresentando outra Pessoa. Como a salvação é uma obra do Deus triuno (1 Pedro 1:2), então o que vemos em Sofonias é Deus ordenando aos pecadores: “Buscai ao Senhor!”. É o que vemos em toda bíblia. Há um só Salvador. Quem é Ele? “Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens”. Deus apresenta Cristo e declara que o sangue do Filho purifica o pecador de todo pecador (1 João 1:7)

Nenhum comentário: