quinta-feira, 2 de novembro de 2023

GRANDES PROMESSAS PARA A ETERNIDADE (6)


Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente” (Daniel 12:3)

AS GRANDES LUZES DO UNIVERSO: “Os que forem sábios resplandecerão como o fulgor do firmamento…”

Continuemos vendo como as promessas eternas de Deus em toda extensão das Escrituras são direcionadas aos salvos, e especialmente a que vemos em Daniel 12:3 nos chama a atenção, por ser uma promessa de uma dimensão que ultrapassa nosso entendimento e que também deve encher nossos corações de santa alegria, por entendermos as maravilhas que aguardam aqueles que foram achados pela graça na tão grande salvação. Vemos que é essa a sabedoria que passamos para nossos filhos, a fim de que novas gerações possam ouvir de Deus. 

Creio que é de grande valor detalhar um pouco mais acerca desses sábios, pois são pessoas incompreensíveis para os mundanos. São esses os sábios, os quais são desprezados pelo mundo; os que aqui sofrem por amor da justiça; os que nada têm aqui de troféus e honras. Inclusive, milhares deles brilharam de forma especial aqui, homens dos quais o mundo não lembra, porque o que eles fizeram pela fé não interessa a um sistema enganador que dá crédito aos mentirosos e elementos perigosos. Homens como Abraão, Isaque, Jacó, José e seus feitos no Egito; Moisés e sua grandeza durante os anos que trilhou com o povo de Deus rumo à terra prometida. O que podemos falar acerca de Davi, pois seus feitos foram de extraordinária grandeza, pois com seus heróis conquistaram reinos, com feitos que não podem ser explicados, pois foram milagres.

Esses heróis da fé foram e são sábios, porque perderam e perdem tudo aqui, a fim de obterem a excelência no céu. Foram e são homens e mulheres que mostraram ao mundo o que significa a excelência da vida celestial na terra; o que significa ser homens no sentido de verdadeira humanidade, porque Cristo tirou seus pecados e eles foram unidos ao perfeito Deus-Homem por obra da graça. São esses sábios tão desprezados, que podem ser úteis neste mundo e servir naquilo que tanto o mundo realmente precisa. O que posso dizer acerca dos sábios? Eles estiveram e estão no mundo, porém não foram nem são do mundo. Foram postos por Deus, a fim de mostrar neste sistema pernicioso o que significa o reino de Deus na terra. Porventura, o mundo dá valor a essas estrelas? Jamais! A não ser quando Deus mostra aos mundanos a importância desses homens, como no caso de Daniel, seus amigos na Babilônia, José no Egito, Mardoqueu na Pérsia e outros que brilharam aqui, para que o mundo não fosse punido pela força visitadora da ira de Deus.Eis aí os sábios que resplandecerão na eternidade. Hoje vemos no céu incontáveis estrelas, mas na eternidade Deus fará que Seus remidos brilhem no universo, resplandecendo mais que o sol.. Eles serão as luzes que jamais se apagarão.

O que isso significa para nós os crentes hoje? A mesma lição que vimos acima. Os verdadeiros crentes em Cristo, são eles os únicos sábios no mundo. Paulo fala sobre eles como sendo pessoas chamadas por Deus, eleitas, as quais ouviram eu evangelho e são as joias da graça vistas no mundo (1 Coríntios 1). Por que não consagrar nossos corpos que hoje são corpos de humilhação? (Romanos 12:1). Por que não lutar em matar em nós as terríveis paixões carnais envolvem nossos corpos? Visto que teremos um corpo de glória, para que brilhemos como uma lâmpada que jamais se apagará, por que agora não brilhar neste mundo em fé firme e num amor dedicado a Deus, a fim de honrar nosso Senhor num mundo de trevas?

Nenhum comentário: