quarta-feira, 8 de novembro de 2023

AS GRANDES PROMESSAS PARA A ETERNIDADE (10)

 

Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente” (Daniel 12:3)

AS GRANDES ESTRELAS DA ETERNIDADE: “... e os que a muitos…”

Procurei até aqui mostrar os fundamentos inabaláveis da doutrina da justificação e como esse tema é fundamentalmente prático, pois envolve a vida do crente subjetiva e objetivamente. As duas coisas combinam bem. Alguns dão muita ênfase as questões objetivas do viver cristão, o que é de grandíssimo valor, mas pouco importam com fator subjetivo das doutrinas cristãs. A bíblia envolve não só a mente, mas também as emoções do crente, porque a fé bíblica impulsiona as verdades eternas na prática. O corpo do crente é o santuário do Espirito, por isso ali deve haver prazer nas santas emoções que envolvem nossos pensamentos nos atos da graciosa salvação. Temos ordenanças na bíblia que pondo seus princípios na prática, incendeia a vida do crente em sentimentos impressionantemente santos. Alegria, compaixão, ternos afetos de misericórdias, regozijo, choro, entre outros brotam do coração de Cristo aos nossos corações.

Mas estou empenhado aqui em mostrar o que significa a frase: “...e os que a muitos conduzirem à justiça…”. Oras, isso nos chama à uma das mais preciosas atividades feitas pelos santos aqui neste mundo. O fato é que fomos justificados, fomos feitos justos e aceitos perante Deus, na justiça perfeita do Filho e temos conosco essa justiça para ser transmitida ao mundo. É claro que agora envolve serviço e que envolve também os galardões que esperam os servos fieis. Sem dúvida é algo que nos estimula muito, porque Deus promete dar aos Seus santos os merecidos prêmios aos que trabalham sob suas ordens aqui. Sendo assim, vale a pena que ponderemos sobre o tema.

A primeira lição que desponta perante nossos olhos é que nossa missão é transmitir justiça, a fim de produzir justos: “...os que a muitos conduzirem à justiça…”. Veja a importância que Deus dá a questão da justiça, por isso procurei dar ênfase ao assunto que envolve doutrinas. Veja bem que se falharmos no entendimento sobre o evangelho da justiça; se tal justiça não teve qualquer efeito na minha vida, então eu não terei possibilidade de conduzir outras pessoas na justiça. Veja bem como o assunto é tamanha seriedade e que não podemos ignorar esse tema. Se não soubermos o que significa justiça no viver, então não sou habilitado a conduzir pessoas à justiça. Veja bem que Deus fez cada crente um tipo de ponte que eu a denomino aqui de “ponte de justiça” para conectar com outros essa atividade tão importante e preciosa.

Procurarei ser bem enfático nesse assunto, justamente porque vejo nisso a importância que os todos os verdadeiros crentes têm em seu testemunho. Vamos pensar em Daniel e seus 3 amigos na Babilônia. Eles atravessaram o domínio Babilônico e entrarão no período dos Medos e Persas, pelo menos naquilo que eu posso informar a todos. Eu realmente não sei até que ponto o testemunho de justiça desses homens atingiram outros enquanto trabalhavam na coorte. Mas uma coisa eu sei que aqueles homens brilharam com a justiça do Deus deles com firmeza, coragem, oração e resistência santa e o efeito foi claro na vida de Nabucodonosor, como narra o capítulo 4 do livro de Daniel.

Nenhum comentário: