sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

CHAMADOS A BUSCAR O SENHOR (9)

 


Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do Senhor?” (Sofonias 2:3)

O QUE OS MANSOS DEVEM BUSCAR: “...buscai a justiça, buscai a mansidão…”

BUSCAR A JUSTIÇA

Por que buscar a justiça? A resposta é claramente explicada nas Escrituras, porque todos perante o grande Juiz estão em falta. Todos pecaram e todo pecado é injustiça contra Deus e consequentemente contra o próximo. Imagine a miséria do homem! Visto que cada pecado é ato de injustiça, então a dívida é imensa e não há no mundo quem possa pagar tal dívida. Continuar na injustiça é uma tentativa de forjar um viver que se degrada no pecado, porque o problema da injustiça do homem é vista na alma e está ligado ao seu coração. A alma injusta é torta e se alimenta das maldades originadas do coração pervertido: “Eis o perverso, sua alma não é reta nele…” (Habacuque 2:4).

Não há como firmar uma vida injusta porque não agrada a Deus, a ira dele está sobre tal pessoa e jamais ela se firmará na verdade. A vida deve ser pautada na retidão, por isso precisa ser colocado no viver o prumo da retidão de Deus e isso é feito pela pregação. Quando João Batista deu início ao seu ministério, suas mensagens abalaram Israel. O que ele dizia a todos? João atacava o viver injusto de todos em cada detalhe da sociedade, ordenando que eles pusessem em ordem aquilo, provando que realmente eram convertidos a Deus. Foi essa a mensagem do Senhor Jesus, sempre mostrando a tortuosidade dos homens hipócritas, revelando seus corações destituídos da reta justiça. Também foi a mensagem de Paulo e dos apóstolos, porque ordenava aos homens que se arrependessem e mostrassem isso deixando suas obras perversas para se converter a Cristo.

Assim nós vemos que Deus chama os pecadores a buscar a justiça perfeita. Sendo assim não pode ser achada entre os homens. Tudo o que os homens no pecado querem de Deus são meios que ajustam suas vidas no pecado. Eles querem perseverar na injustiça e para isso querem as “bênçãos” de Deus no viver. Paulo diz em 1 Coríntios 6:9 que “os injustos não herdarão o reino de Deus…”.

Note bem como o evangelho traz a lume a justiça de Deus em Cristo. O homem tocado pela verdade na alma se vê aflito e destroçado no íntimo por falta de justiça perante Deus. Até no sistema do mundo vemos o quanto as injustiças são odiadas e dignas de punição. A população pede que justiça seja feita contra tantas maldades. Nas mínimas coisas os homens reclamam justiça. Pode ser a quantia mínima que alguém deve a outro, ele é considerado injusto se não pagar. Dívida é dívida e ninguém é louvado, nem recebe um “obrigado” quando quita uma dívida.

Mas aqui estamos lidando com um dos temas mais proeminentes das Escrituras, pois Deus dá fala abundantemente sobre justiça em toda Escritura. O Deus da bíblia lida com os homens na base de justiça e juízo, porque o reino dele é de justiça, o trono dele é de justiça e só a misericórdia pode livrar os homens da condição pervertida que se encontra como um injusto. Noutras palavras, o homem no mundo é visto pela lei de Deus como maldito. Grande e impagável é a dívida do pecado e não há diferença, pois todos estão na mesma condição. Essa é a linguagem de Paulo em Romanos: “...todos, tanto judeus como os gentios estão debaixo do pecado”. Que situação terrível! Morrer como um injusto é morrer como um maldito de Deus! O que? A lei de Deus em toda extensão do Velho Testamento grita, xingando os homens, declarando que eles são culpados, mas apontando para o Justo Jesus, o qual na cruz pagou com sua vida, para que os injustos se tornassem justos perante Deus: “Sendo pois justificados pela fé, temos paz com Deus…” (Romanos 5:1)

Nenhum comentário: