terça-feira, 5 de dezembro de 2023

CHAMADOS A BUSCAR O SENHOR (11)


BUSCAR A MANSIDÃO

Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do Senhor?” (Sofonias 2:3)

O QUE OS MANSOS DEVEM BUSCAR: “...buscai a justiça, buscai a mansidão…”

O que significa buscar mansidão? Significa que não há melhor palavra que venha descrever o que significa um homem à procura da salvação. Cristo mesmo diz em Lucas 15 que há alegria no céu quando um pecador se arrepende. O homem manso entregou suas armas e se rendeu a Cristo. Fico triste de ver o quanto falta hoje a mensagem de arrependimento em nossos púlpitos. Os pecadores não se rendem a Cristo para achar salvação nele, enquanto não entrega suas armas, as quais sempre foram apontadas contra o céu.

Notemos bem que aqueles que fugiram de Deus foram os que não depuseram suas armas perante o Senhor. Judas tentou suas manobras na esperança de ficar rico seguindo a Cristo, mas seu amor às riquezas fê-lo endurecido e obstinado até chegar ao suicídio. O homem rico que foi a Jesus querendo saber o que faria para herdar a vida eterna, ficou frustrado ao perceber que para entrar no reino eterno teria que desligar-se no coração do seu amor às riquezas. Ao dar às costas ao Senhor e ir embora, mostrou que estava contra o Senhor. O que realmente queria aquele ladrão da cruz que não se converteu? Ele queria um salvador que desse o livramento da sua morte, a fim de voltar à sua vida de iniquidades no mundo. A proposta de salvação do Príncipe da paz não serve em nada para os inimigos do Senhor.

Conheci muitos que quando ouviram a mensagem de arrependimento não quiseram depor suas armas perante o Rei da glória. Muitos querem um ingresso para entrar no céu, mas recusam no íntimo abandonar este mundo e seus caminhos tortuosos. Muitos estão dispostos a fazer sacrifícios e trabalhar numa igreja; muitos dão ofertas e fazem consagração de bens, etc., mas não chegam ao Salvador entregando suas armas. Nunca houve um tempo quando a maior necessidade é de verdadeiros convertidos, porque a real conversão mostra a atitude no coração de um encontro real com o Senhor e Salvador.

Quando o homem busca justiça perfeita, ele acha em Cristo. Quando o homem busca mansidão, ele acha naquele que afirma ser manso e humilde de coração (Mateus 11:29). A mansidão achada em Cristo não torna o homem covarde. A covardia é vista no pecado e não na poderosa atuação da graça. Simão Pedro se achava valente, até que sentiu as ameaças de morte, por ocasião da prisão do Senhor, negando seu Mestre três vezes. Sua busca por mansidão ocorreu na manifestação de um profundo arrependimento e na obra do Espírito Santo em sua vida, fazendo dele um homem usado por Deus na proclamação do evangelho, até sua morte de mártir.

O evangelho chama homens mansos; a mensagem do céu destrói os feitos do pecado no coração de alguém arrependido, de tal maneira que todo ódio contra Deus é desfeito, toda idolatria é lançada fora; toda submissão ao diabo é transformada em rebelião e todo desejo é despertado por buscar em Cristo a paz com Deus. O que o Senhor faz com uma alma arrependida, a qual achou em Cristo a mansidão? “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mateus 5:5)

Nenhum comentário: