sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

O GRANDE CONQUISTADOR DOS ELEITOS (3)


Sim, a verdade sumiu, e quem se desvia do mal é tratado como presa. O Senhor viu isso e desaprovou o não haver justiça. Viu que não havia ajudador algum e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve. Vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs sobre si a vestidura da vingança e se cobriu de zelo, como de um manto. Segundo as obras deles, assim retribuirá; furor aos seus adversários e o devido aos seus inimigos; às terras do mar, dar-lhes-á a paga” (Isaías 59:15-18)

A NECESSIDADE DESSE SALVADOR. 

É impressionante a linguagem divina nesse texto de Isaías, pois Deus está apontando ao mundo que não há outro meio de lidar com os perdidos, se não houver uma intervenção misericordiosa de Deus. Sem dúvida, nós precisamos saber desses detalhes, porque tudo satanás fará para transtornar a mensagem da salvação bíblica. Em todos os tempos vemos a luta insana dos homens em seu orgulho, na tentativa de mostrar que não precisa de Deus e que por isso vão querer arrancar a verdade, a justiça, a retidão, etc., para implantar seu sistema religioso. Foi assim nos dias de Isaías; é o que ocorreu sempre na história e é o que acontece especialmente em nossos dias. O mundo está sempre gritando: “tire a mão de Deus, pois não precisamos dele!”.

Mas vamos voltar ao texto tão revelador de Isaías 59, porque o que vemos ali nos chama a atenção. Deus mesmo está mostrando o que ocorre no mundo e como não podemos esperar que o mundo tenha resposta para a triste condição dos homens no pecado. Notemos bem o que o Senhor diz: “Sim, a verdade sumiu, e quem se desvia do mal é tratado como presa…”. É exatamente isso o que ocorre neste mundo, caso não haja uma intervenção compassiva de Deus. O mundo entregue a si mesmo torna-se o palco das atividades das mentiras de satanás. Vemos isso em Romanos 1 a partir do verso 18. Não há no mundo qualquer ambiente para que a verdade e a justiça sejam preservadas, porque o mundo não tolera isso.

Mesmo na sociedade de Israel, de onde esperava o progresso da verdade e da justiça, havia um tremendo ataque dos homens perversos contra a verdade de Deus. Se Deus não intervir, eis que satanás há de levantar elementos como Acabe, Jezabel, Joás, Manassés e outros perversos. Para que a situação mudasse e entrasse uma atmosfera do céu era preciso que Deus mesmo enviasse homens separados por Ele para “arrumar a casa”, como foi o caso de Ezequias e Josias, reis piedosos que Deus levantou em Israel.

Tomemos a história da igreja desde seu início no dia de Pentecostes (Atos 2). Tudo ocorreu para que Jerusalém fosse acordada com a notícia de que Jesus, o qual fora morto na cruz estava vivo. Ali estavam homens cheios do Espírito Santo pregando com poder sobre o fato que Jesus, a quem eles haviam matado na cruz estava vivo. Mas o que ocorreu? Houve uma aceitação geral? Claro que não! Obviamente não esquecemos da salvação de milhares, mas o fato é que toda aquela sociedade começou a agitar e mover-se contra a pregação da verdade, como podemos ver no livro de Atos.

Enquanto a verdade se espalha, satanás o deus deste sistema enganador procura anular a verdade, expulsar a justiça, a fim de estabelecer seu sistema religioso que garantirá seu domínio num mundo tenebroso. Há salvação neste mundo? Não! Há como achar um salvador neste mundo? Não! O texto em Isaías 59 mostra pelas palavras do próprio Deus: “...pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve”.

Nenhum comentário: