segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

CHAMADOS A BUSCAR O SENHOR (10)

 


BUSCAR A MANSIDÃO

Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do Senhor?” (Sofonias 2:3)

O QUE OS MANSOS DEVEM BUSCAR: “...buscai a justiça, buscai a mansidão…”

A outra verdade no texto é o homem é chamado a buscar a mansidão: “buscai a mansidão…”. A justiça põe o homem reto perante Deus, porque o pecador se torna justificado e aceitável perante Deus, com a mesma justiça pura de Cristo: “...o meu Servo, o Justo justificará a muitos…” (Isaías 53:11). Eis aí um dos ensinos mais poderosos que trata da salvação do crente, mas que poucos compreendem e se perdem em tropeço no viver.

A mansidão é um dos efeitos da justificação e expõe a obra reconciliadora que Deus opera naquele que Ele salva. Veja que tudo está envolvendo a soberana atuação de Deus, porque é Ele quem reconcilia o homem: “...fostes reconciliados…” (Romanos 5:10). Por quê a reconciliação opera mansidão? A resposta é que o homem no pecado está em constante guerra contra Deus. Nunca houve nem haverá qualquer pessoa que queira por si erguer a bandeira branca, pedindo paz com Deus. Os homens no pecado são inimigos constantes e cada passo que dão, cada pensamento, cada palavra e cada atitude só revela sua hostilidade em fazer o que ama fazer – pecar.

Muitos pensam que o pecado é um problema que pode ser revolvido com disciplina. Mas quanto engano. Estamos tratando da natureza do pecado e não de um mero problema que invadiu a vida do homem, como se fosse uma sujeira que pode ser removida com uma limpeza. A bíblia mostra o pecado no homem como sendo sua própria natureza pronta somente para pecar, assim como um porco gosta de lama.

Alguns acham que podem remover o pecado do homem, como se remove uma enfermidade por meio de uma cirurgia. É simplesmente impossível. Não há como separar o pecado do pecador. A diferença entre o homem e Deus é tremenda: Deus é santo e não se pode separar Deus de sua santidade, porque Sua natureza é santa, o homem é pecador em sua natureza. Tudo satanás fará para por na mente de todos que Deus é pecador e que o homem é santo, especialmente nos dias atuais.

Veja como a natureza do homem é avessa à natureza de Deus. O que vemos na Bíblia é Deus à procura do homem e este sempre se ocultando. O que vemos na bíblia é Cristo se apresentando como o Príncipe da paz e não os homens. O que vemos na bíblia é Deus trazendo o Seu Mediador do céu à terra e não os homens tentando construir um sistema religioso que facilite uma ligação com do homem com Deus. O que vemos da parte do homem é sempre criando caos; sempre se ajuntando contra Deus e contra Suas santas leis.

Esperar que os homens venham a gritar por paz com o céu é esperar inutilmente, porque jamais haverá. A história dos homens em relação a Deus é de transgressão, rebelião, ingratidão, ausência de temor, buscar por deuses feitos com suas próprias mãos. Nem mesmo falo acerca das nações que houveram no mundo durante a história bíblica. Falo de Israel, de como Deus mostrou incrível bondade, amor, justiça, compaixão, poder e presença protetora, mas mesmo assim a rebelião e a disposição de continuar enfrentando e desafiando a Deus é vista em toda história narrada nas Escrituras. O que vemos é o homem armado até os dentes contra os céus e pondo Deus sempre à prova.

Nenhum comentário: