quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

CHAMADOS A BUSCAR O SENHOR (12)

 

BUSCAR A MANSIDÃO

Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do Senhor?”(Sofonias2:3)
A RAZÃO DESSA BUSCA: “...lograreis esconder-vos do dia da ira do Senhor”.

Estou chegando à parte final desta mensagem e sempre destaco o fato que Deus encerra sempre com “chave de ouro”. O que temos, quando diz: “...lograreis esconder-vos do dia da ira do Senhor”? O que podemos ver é como a bíblia está sempre mostrando a atividade compassiva de Deus em ligação com a atividade julgadora e punitiva dele no mundo.

Foi exatamente a ideia que Deus passou para Israel nos dias de Jeremias, acerca dos atos contínuos de Deus, mas que o povo incrédulo e rebelde de Israel não percebia: “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisso: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor”. Não há dúvida que precisamos voltar nosso coração para um texto tão rico como esse. Deus usou Jeremias para avisar Israel sobre os perigos iminentes que se aproximavam para destruir Jerusalém, caso o povo não se arrependessem. Mas ao chamar o povo ao arrependimento Deus estava dizendo ser Ele um Deus compassivo e essa compaixão fazia e faz parte do trabalho de Deus em toda história da raça caída.

Nós vemos como exemplo nos anos que precederam o dilúvio, pois a arca feita por Noé anunciava a compaixão de Deus; a salvação de Noé, de sua família e a salvação de Enoque mostraram esses atos misericordiosos desse Deus que exerce misericórdia, justiça e juízo. Deus sempre fez isso, pois nunca deixou de usar o tempo para dar vazão à grandeza de Sua misericórdia. Mesmo para as nações que Deus ordenou que fossem executadas por Israel através de Josué, Deus alargou o tempo de Sua compaixão. Mesmo ordenando a Faraó que libertasse o povo, o tempo de Deus para o monarca egípcio foi demonstração de Sua compaixão. O cerco de 7 dias com o povo rodeando Jericó foi da parte de Deus um ato de misericórdia ao povo.

Estou dando ênfase a esse tema porque eu sei o quanto a mensagem do atual evangelho tem omitido o juízo de Deus. Estou acreditando que tudo isso vem por causa de uma má interpretação da graça de Deus. Para muitos a graça anula o ódio de Deus e estabelece um lindo caminho para a liberdade do pecador decidir pelo amor de Deus. Para a escola evangélica atual, falar da ira de Deus é usar de coerção com os homens, mostrando ausência de amor.

Mas para mim tudo isso mostra, não somente o erro do atual sistema evangélico, como também tem trazido imenso prejuízo, não só à igreja como ao mundo. Ao anular temas como a ira, o juízo, a severidade de Deus, a lei justa e santa e a tremenda culpa do homem, o resultado é que temos hoje os resultados de fracasso tremendos. Posso acrescentar aqui que também que tal atividade revela total falta de amor bíblico aos homens. Nunca houve um tempo quando os homens mais têm demonstrado falta temor, piedade, reverência e coragem na defesa da fé cristã do que em nossos dias. Os resultados são dramáticos. As pesquisas mostram um crescimento dos chamados “evangélicos”, mas tudo é visto a partir do movimento ecumênico e não bíblico. O que vemos hoje é de causar tristeza, pois poderia gastar tempo aqui, mostrando o efeito de um evangelho frágil, que mais mostra resultados humanistas de que a glória de um Deus soberano, que age em Sua livre misericórdia entre os homens.

Nenhum comentário: