sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

O GRANDE CONQUISTADOR DOS ELEITOS (4)

 

Sim, a verdade sumiu, e quem se desvia do mal é tratado como presa. O Senhor viu isso e desaprovou o não haver justiça. Viu que não havia ajudador algum e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve. Vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs sobre si a vestidura da vingança e se cobriu de zelo, como de um manto. Segundo as obras deles, assim retribuirá; furor aos seus adversários e o devido aos seus inimigos; às terras do mar, dar-lhes-á a paga” (Isaías 59:15-18)

A NECESSIDADE DESSE SALVADOR. 

O que vemos no texto é que Deus mostra a impossibilidade de outro salvador: “E viu que ninguém havia…”. Que dinâmica exposição da triste condição do homem caído. Por milênios Deus lidou com Israel e agora dá um resumo de uma sociedade caída, atirada na escuridão e com efeito na injustiça. O que aprendemos é a verdade exposta, especialmente em Romanos: “Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (3:23). Veja como Deus em Isaías mostra que nada pode esperar do mundo. Mesmo numa sociedade onde foi implantada a lei de Moisés; mesmo para um povo que teve sua história sendo contada por Deus, por meio de milagres, coisas jamais vistas por outras nações. Não fosse os atos de misericórdia de Deus o que seria da raça caída? Logo no primeiro capítulo de Isaías Deus afirma que só não destruiu Israel por causa do povo eleito, senão faria o mesmo que fez com Sodoma e Gomorra (Isaías 1:9).

O mundo tenta mostrar outros meios. Satanás faz os homens olharem para os meios mundanos. As táticas e ciladas de satanás na área religiosa sempre foram poderosas, pois tudo fez e faz no mundo para que a glória de Deus seja tirada e passada aos homens. Ao fazer isso, satanás toma a glória para si. Sempre satanás estimulou os homens a buscar outros deuses e a por confiança naquilo que é vão e inútil. Também, devemos lembrar que a natureza corrompida do homem sempre tende a confiar na criatura e não no Criador (Romanos 1:25). Vivenciamos isso em nossos dias, quando vemos um sistema “evangélico” mais forjado no humanismo, do que na palavra da verdade. É a luta insana do pai da mentira para estabelecer seu reino ateísta e de terror neste mundo.

Se voltarmos à história, vemos que sempre foi assim, pois satanás sempre impulsionou a religião e a política para atacar a verdade da soberania de Deus e fazer dos homens o centro da atenção. E como sempre, sempre resultou em perseguição e matança do povo de Deus. A história do cristianismo é manchada de sangue dos remidos de Deus, os quais sempre lutaram para implantar a verdade. Nos dias do Senhor na terra vemos a ferocidade do povo judeu, atacando o Senhor porque este sempre lidou com a verdade trazida do céu e de pleno acordo com a pureza das Escrituras. Em João vemos a população religiosa em Israel sempre atacando o Senhor, porque ele pregava a verdade, além de mostrar por suas obras que, de fato ele veio de Deus e era ele o próprio Deus.

Aquilo que Deus está mostrando em Isaías: “...O Senhor viu isso e desaprovou o não haver justiça…”, realmente é Deus mostrando que não pode haver salvar extraída do homem. Não há verdade nem justiça no meio dos homens. Se o Senhor retirar Sua luz por meio dos verdadeiros crentes, eis que o mundo vira um terrível caos de miséria e atrocidade. Deus mostra em Sua Palavra que não há meios aqui. Mesmo que as filosofias e heresias aumentem suas proposições, tudo é visto como mentira. Sempre satanás está pondo nomes e mediadores; nomes como de Maria, Paulo, Pedro e outros nomes são pouquíssimos, diante da imensa nomenclatura exposta por satanás. Qual a resposta de Deus? “...pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve…”

Nenhum comentário: