terça-feira, 31 de outubro de 2023

GRANDES PROMESSAS PARA A ETERNIDADE (4)


Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente” (Daniel 12:3)

AS GRANDES LUZES DO UNIVERSO: “Os que forem sábios resplandecerão como o fulgor do firmamento…”

É oportuno afirmar que “os que forem sábios…” não está referindo à sabedoria adquirida pelo conhecimento teológico. Apesar do seu imenso valor e do fato que não podemos ficar sem o conhecimento do Deus da bíblia, posso afirmar que isso jamais será base para uma pessoa se tornar sábia, conforme a sabedoria descrita no texto. É verdade que há muitos teólogos os quais têm lutado muito para espalhar o conhecimento teológico do Deus da bíblia. Devemos muito a esses grandes homens, cujas vidas são exemplos de dedicação por ajudar os que precisam. Eu mesmo tenho bons materiais escritos por homens do naipe de John MC’Arthur e outros, aos quais devemos nossa gratidão, pela forma como eles têm sido usado grandemente nessa área.

Por outro lado, sabemos o quanto satanás tem levantado homens que estudaram teologia, sem que jamais fossem convertidos, trazendo assim muitos males a todos. Só Deus sabe a ruína que elementos desses têm trazido aos evangélicos durante os anos. Hoje com o avanço da internet, o campo teológico ficou aberto para todos quantos querem aprender melhor. A internet tornou-se uma verdadeira biblioteca para os que amam e têm prazer na teologia bíblia. Mas também vemos como satanás aproveita, como sempre para arruinar as mentes com elementos mentirosos, os quais não temem em expor suas mentiras, a fim de enganar os que amam ser enganados, como a bíblia realmente fala a respeito do assunto.

O fato é que se ocuparmos com essa proposição, eis que serão poucos aqueles que eternidade brilharão como o fulgor do firmamento. Porém, o que para mim parece ser pouco, realmente não é, porque nem podemos sequer imaginar o número dessas estrelas que brilharão no céu. Quando Deus falou a Abraão, acerca da bênção que ele seria,epor meio dele todas nações seriam abençoadas, nosso Senhor fez que Abraão olhasse as estrelas e tentasse contá-las. O que é impossível. Mas é comprovado que há mais estrelas no céu que areia nas praias

Como será isso? Nós pensamos que as estrelas são nomes como os dos Patriarcas, Moisés, Davi, Paulo e outros. Por que? Porque nos consideramos pigmeus diante de gigantes da fé. Mas não é verdade, porque o texto em Daniel 12:3 está falando dos sábios e não meramente de um grupo de sábios. Afinal, os sábios refere-se a quem mesmo? Não há dúvida que trata de todos os que foram salvos por Cristo? Por que? A razão é que o temor ao Senhor é o princípio da sabedoria e todos quantos correram para buscar refúgio em Cristo, tais pessoas foram sábias. O sábio Salomão, sob a inspiração do Espírito Santo deixa claro isso em Provérbios. O sábio é aquele que teme a Deus e foge do mal, como fazia Jó e como mostrou em seu testemunho, visto no capítulo 31 do livro que leva seu nome.

Então, qual é a grandiosa promessa para os sábios: “...resplandecerão como o fulgor do firmamento…”. Impressionante promessa que nos mostra o quanto um viver que teme a Deus tem imenso valor. A vida de Daniel e seus amigos mostra essa verdade, pois nos ensina como foi que aqueles homens viveram em justiça e santa disposição em agradar a Deus, mesmo que custasse suas vidas na terra. Vejo hoje o quanto o evangelho moderno em nada tem poder de atingir o coração arrogante, a fim de levar temor a Deus, revelado numa autêntica conversão. Um evangelho que produz mera decisão e não conversão genuína, não é digno de crédito.

Nenhum comentário: