quarta-feira, 25 de outubro de 2023

GRANDES PROMESSAS PARA A ETERNIDADE (1)


      “Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente” (Daniel 12:3)

 INTRODUÇÃO: Amado leitor, novamente sou desafiado a trazer a exposição da Palavra de Deus e agora num texto que considero de uma grandeza que vai além de qualquer entendimento. Aliás, toda bíblia nos chama a esse desafio.

Quando caminhamos pelas Escrituras é como se estivéssemos subindo montanhas e descendo os vales do conhecimento que Deus outorga à visão da fé. Quanto mais subimos aos montes e chegamos aos picos, de lá podemos vislumbrar no horizonte as maravilhas dos atos de justiça e de juízo de Deus. Examinar Daniel 12:3 é vislumbrar as glórias celestiais; é passar a ver pelos olhos da fé ainda mais a amplitude das maravilhas que virão aos santos que um dia estarão para sempre em seu estado de perfeição e glória.

Permita-me perguntar: Você leitor, não se interessa por isso? Você prefere descer desses santos montes, porque tem medo? Onde estão as asas da fé que podem alcançar as alturas do conhecimento das glórias eternais que nos esperam? Que tristeza ver que o povo que se chama crente, hoje vivem das espumas e não das profundezas do conhecimento daquilo que Deus nos entregou. O mundo, por mais brilhante for em sua cultura e riqueza, não passa de miséria quanto comparado à posição que os crentes têm e terão em Cristo aqui e na eternidade. Veja o mundo e pergunto o que ele tem para a vida após a morte? Que resposta o mundo dá para essa indagação? Eu sei que a resposta será tudo inútil, porque além desta vida transitória, o mundo nada vê, porque à frente só há escuridão.

Mas eu chego com o texto de Daniel 12:3, porque ali temos não somente maravilhas que nos esperam, como também desafios aos crentes e nesses desafios quero me dedicar, a fim de passar para todos, porque os crentes devem saber disso. Neste mundo somos tomados por desafios, homens esperam grandes conquistas aqui. Vejo como muitos buscam riquezas e fama, por isso lutam para ganhar fortunas na loteria. Muitos correm em busca de sonhos e sucesso que desaparecem com o tempo. Os grandes heróis deste mundo normalmente têm um fim tão terrível.

E os crentes? Que desafio temos para nos erguer em coragem e força. O fato é que precisamos olhar para homens e mulheres que no passado enfrentaram tudo pela fé, a fim de conquistar o que? Será que há recompensa para aqueles que ousarem servir ao Senhor de coração? No mundo atual vemos o quanto satanás tenta os crentes, para ver se eles querem contribuir para dinamizar o império dele. Ele está num trabalho incessante para dar suas últimas cartadas em seu programa de implantar um mundo ateísta e perverso, onde não há culto a Deus e nem há qualquer censura contra seus atos iníquos por meio dos homens. Seu mundo hoje é brilhante e ele tem potencializado sua capacidade de atração. Tudo hoje contribui neste mundo para que tiremos os olhos da glória que há de vir, a fim de colocar nossa esperança naquilo que é transitório. O mundo está timbrado com 3 palavras na frase dita por João em sua primeira carta: “O mundo passa”. O verbo “passar” mostra que não há glória aqui, pois onde há glória, nada passa.

Nesta página quero me concentrar apenas em mostrar a importância desse verso e sua profundidade. Mas de início o verso traz aos nossos olhos o fato que o crente é visto no texto como o “sábio” e o “justo”. Veja como tudo está de acordo com toda Escritura. Na linguagem bíblica, sabedoria não está tratando de conhecimento que o mundo dá, mas sim de um conhecimento prático de Deus no viver. É o ensino não só de Provérbios, como também aparece em toda Escritura. O homem sábio é visto como exemplo na vida de um Daniel e seus três amigos; na vida de Abraão, Moisés, Jó e muitos outros. Foram homens que temiam a Deus e fugiam do mal. E quando fala dos justos, está tratando dos que conheceram a justiça pela fé em Cristo.

A perfeita justiça de Deus é vista na vida de homens convertidos. A justiça de Cristo num viver puro mostra quem são os crentes em Cristo – homens e mulheres sábios. Isso significa que Daniel 12:3 é o texto próprio para os verdadeiros crentes. Para você, meu irmão que realmente ama a Cristo e Sua Palavra.

Nenhum comentário: