sexta-feira, 20 de outubro de 2023

QUANDO DEUS CHAMA O HOMEM DE LOUCO (10)


Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus” (Lucas:12:

A IMPORTÂNCIA DA ALMA: “Louco, esta noite pedirão a tua alma…”.

Estamos vendo que na tentativa de ganhar o mundo o homem termina perdendo sua alma. É exatamente aqui onde Deus chama o homem de louco, porque sem qualquer consideração por examinar as coisas à luz da verdade eterna, ele simplesmente segue a vida, como se Deus não existisse, como alguém que acha que não há de prestar contas perante Deus. Foi esse o ensino que Cristo passa para nós quando usou a parábola do homem rico, mas insensato.

Também, nosso Senhor tomou essa verdade a fim de mostrar aos discípulos a importância de confiar na provisão do Pai celestial em cuidar deles, dando-lhes o que comer, beber e vestir, assim como faz com sua criação. Temos perante nós um Deus que em toda extensão do Seu reino mostra o quanto é bondoso, benigno, compassivo e misericordioso até mesmo com os perversos no mundo inteiro. Por esse fato devemos nos esmerar em aprender tais lições.

Voltemos ao texto de Lucas 12, porque podemos aprender e apreender os valores que envolvem uma alma. Ocupado com os tesouros terrenos, aquele homem ignorou o valor de sua alma. Ele não atinou para as verdades que envolviam o destino eterno da sua alma. Ele não buscou a sabedoria de Deus, mas sim valeu da sua própria sabedoria, achando que era muito capaz e que tinha habilidade própria para tomar suas próprias decisões.

Já conhecemos um pouco acerca daquele tirano da Babilônia – Nabucodonosor. Vemos nele como o homem numa posição eminente pode se elevar tanto, ao ponto de achar que é dono de tudo e que há de mandar até após sua morte. Foi assim com aquele perverso monarca que aos poucos foi diminuindo sua intensidade de egoismo, após conhecer quem era o Deus de Daniel e dos seus 3 amigos (Daniel 2 e 3). Nós sempre achamos que o homem pode por si mesmo se humilhar e se converter a Deus, mas quanta ignorância de nossa parte. Nabucodonosor só caiu em si após o vexame de ficar 7 anos vivendo como um animal, separado da sociedade e em tudo isso ele reconheceu que foi Deus que usou de compaixão em Sua vida. (Daniel 4).

Amigo, eu estou convencido do quanto devo dar importância a esse tema que trata da nossa alma. Enquanto o homem estiver vivo, a sua alma habita nele. Uma vez que a alma deixa o corpo, o inferno há de tragá-la para sempre, a não ser que a alma foi resgatada por Cristo Jesus na salvação. O Salmo mostra a verdade acerca da eternidade que envolve a alma. Diz o verso 7: “Ao irmão, verdadeiramente, ninguém o pode remir, nem pagar por ele a Deus o seu resgate”. Com seus bens ajuntados aqui aquele homem da parábola podia comprar casas, terras ou mesmo investir, a fim de trazer melhor renda para ele. Mas o fato é que a alma, a qual era o fundamento do seu viver na terra, uma vez que a morte a levou, como poderá resgatá-la? Quem poderia advogar isso para um homem morto? No verso 8 vemos o seguinte: “Pois a redenção da alma deles é caríssima, e cessará a tentativa para sempre”.

Veja que a chegada da morte dissipa toda esperança; se a morte chega, vai embora para sempre toda esperança, alegria, fartura, bens, sonhos, etc. Para que serve um leão morto? Cristo veio resgatar as almas e salvá-las da condenação eterna. Por isso, quão urgente o homem deve se humilhar e buscar em Cristo sua salvação eterna, para receber vida em Cristo.

 

Nenhum comentário: