terça-feira, 10 de outubro de 2023

QUANDO DEUS CHAMA O HOMEM DE LOUCO (4)


Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus” (Lucas12:20)

A IMPORTÂNCIA DA ALMA: “...esta noite te pedirão a tua alma…”

Temos visto em poucas palavras bíblicas, dentro da sabedoria perfeita de Cristo um perfil do que significa o homem louco. O que para os homens é atitude de louvor e sabedoria, para Deus é loucura e naquela parábola nosso melhor mostrou essa verdade. Isso traz grande e momentosa lição aos homens, especialmente em nossos dias quando a ênfase tem sido dada à busca por prosperidade. Tudo hoje trata com o que o homem pode ter de conforto e felicidade por meio do corpo. Vemos isso em comida, em músicas que incita à danças, no sexo, na beleza e noutros prazeres que a vida terrena oferece. E foi exatamente isso o que aquele mostrou em poucas palavras.

Quero agora focar naquilo que nos mostram as palavras de Cristo: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma…”. Acho um assunto de solene e eterna importância, porque nunca houve um tempo quando os homens tanto precisam ouvir a verdade de Deus acerca da condição das suas almas, como precisam agora. Vejo muita ocupação com entretenimentos, até mesmo nas igrejas e é comum ver que as mensagens trazem consigo um efeito de consolo às exigências carnais dos homens. Aliás o mundo pós queda foi sempre assim. Esse foi o lema de Caim em seu plano por criar um mundo segundo seus ideais carnais e longe de Deus. O mundo não mudou, é o mesmo de sempre. Mas agora, quando avançamos em direção ao fim de todas as coisas, muito mais satanás tem chegado para estimular a todos com esse espírito de busca por felicidade nos prazeres. O homem da parábola nos fornece o material que precisamos para ter uma noção do que isso e também dos perigos aqui e na eternidade, justamente porque os homens em suas ambições sempre estão negligenciando suas almas por amor às suas paixões terrenas.

Sendo assim tomemos as palavras do Senhor: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma”. O que significa isso? Não é verdade que pungentes lições vêm nos atingir? Se voltarmos ao verso anterior veremos o que no verso anterior: “Então direi à minha alma”. Observemos essas palavras, porque elas mostram como o ser humano é tão enganoso em seus sentimentos, pensamentos e projetos. Sabemos que efeito maior do pecado é visto em seu trabalho de iludir. Notemos a vida de Esaú, porque era um homem também ativo e trabalhador. Ele tinha um sonho em sua vida, pois queria casar, ter filhos e construir uma poderosa nação e lutou para alcançar tal meta. Mas, quão foi o problema de Esaú, foi o mesmo do homem da parábola. Está no querer dar à alma aquilo que a alma não precisa.

Quando aquele homem diz à sua alma: “...alma, tens em depósito muitos bens…” ele está laborando em mentiras e perigosíssimas mentiras. Por que? Porque a alma não busca o que ele estava buscando. Aquele homem estava tentando conquistar uma felicidade aos seus desejos carnais e transitórios e não à sua alma. É exatamente nesse ponto que milhares fazem suas almas descer para o abismo, como um caminhão sem freio, rumo à destruição.

Homens e mulheres vivem assim neste mundo e nessa ânsia eles não percebem que estão numa direção errada. Ao pensar que são felizes eles não veem que são miseráveis. Não há nada de errado em ter projetos e trabalhar por alcançar seus ideais na vida. Os homens têm responsabilidade e devem lutar por eles. Não há perigo em ter as coisas. O perigo é perceptível quando tentamos dar à nossa alma o que ela não quer, não pede e não precisa – os bens terrenos.



Nenhum comentário: